Taiwan recebe segundo lote de 42 tanques M1A2T Abrams provenientes dos EUA

Taiwan recebeu um segundo lote de 42 tanques M1A2T Abrams provenientes dos Estados Unidos, equipamento que reforçará as capacidades defensivas da ilha face à crescente pressão militar da China, noticiou hoje a agência oficial CNA.

 tanques M1A2T Abrams

© Taiwan Defense Ministry / Handout/Anadolu via Getty Images

Lusa
28/07/2025 06:27 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Taiwan

Os blindados, variantes do M1 Abrams - principal tanque de combate norte-americano -, chegaram na noite de domingo ao porto de Taipé e foram posteriormente transportados para um centro de treino do Exército taiwanês, localizado no condado de Hsinchu, no norte da ilha.

 

O Governo de Taiwan destinou cerca de 40.500 milhões de dólares taiwaneses (1.166 milhões de euros) para a aquisição de 108 tanques M1A2T entre 2019 e 2027. As viaturas vão integrar o Sexto Corpo do Exército, responsável pela defesa do norte da ilha.

Do total encomendado, 38 tanques chegaram em dezembro passado e 42 no domingo, estando a entrega dos 28 restantes prevista para 2026.

Os Abrams taiwaneses, que realizaram o primeiro exercício de fogo real na ilha em 10 de julho, estão equipados com canhões de 120 milímetros de alma lisa, capazes de perfurar blindagens de 850 milímetros de espessura e resistir a projéteis disparados pela maioria dos tanques em serviço no mundo.

A chegada do novo lote coincide com o agravamento das tensões entre Taipé e Pequim, que considera Taiwan, governada autonomamente desde 1949, como parte "inalienável" do território chinês.

Os Estados Unidos, principal fornecedor de armas à ilha, não mantêm relações diplomáticas com Taiwan, mas mantêm a possibilidade de defender o território em caso de conflito com a China.

Leia Também: Taiwaneses rejeitam proposta para destituir deputados pró-China

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas