Onze feridos, um canivete e um suspeito detido: Que se passou no Walmart?

Há pelo menos dois feridos que ainda estão em estado grave depois de um homem esfaquear 11 pessoas com um canivete numa loja no Michigan, nos Estados Unidos. Clientes ajudaram a travar o agressor, mas uma mulher foi atingida na garganta.

Várias pessoas esfaqueadas numa loja Walmart nos Estados Unidos
AnteriorSeguinte

© REUTERS

Teresa Banha com Lusa
27/07/2025 21:50 ‧ há 4 horas por Teresa Banha com Lusa

Mundo

EUA

As autoridades querem acusar o suspeito do esfaqueamento numa loja da retalhista Walmart de terrorismo e de 11 tentativas de assassinato, depois do ataque de sábado em Traverse City, no estado norte-americano do Michigan.

 

A informação é avançada pela Associated Press, que dá detalhes acerca do ataque, do número de vítimas e também do seu estado.

De acordo com a agência de notícias, 11 pessoas, entre as quais um funcionário do Walmart, ficaram feridos. Destas, uma foi hospitalizada mas já teve alta, duas estão em estado grave e o resto das vítimas está em boas condições de saúde.

As pessoas atacadas têm entre 21 e 84 anos. Já o suspeito, que foi detido rapidamente, tem 42 anos e levou a cabo estes esfaqueamentos com auxílio de um canivete.

Como tudo se desenrolou

Steven Carter estava a carregar o seu camião no parque de estacionamento do Walmart quando viu um homem a ferir uma mulher com uma faca no pescoço. Cerca de cinco minutos depois, o alegado autor foi cercado por clientes no parque de estacionamento, incluindo um que segurava uma arma.

Um grupo de cinco ou seis pessoas gritava para o homem "largar a faca", disse, e o homem respondeu: "Não me importo, não me importo". E continuou a afastar-se da multidão, antes que alguém o abordasse e o subjugasse.

"No início, foi a incredulidade. Pensei que talvez fosse como um ataque terrorista", disse Carter, que entrega encomendas de clientes da Walmart. "E depois veio o medo, a incredulidade, o choque. E isso foi simplesmente incrível. E tudo aconteceu rápido. Como se ele estivesse totalmente subjugado no chão quando a polícia chegou".

Vários veículos de emergência e socorristas uniformizados reuniram-se no parque de estacionamento do centro comercial que alberga várias outras lojas de retalho.

Tiffany DeFell, de 36 anos, residente em Honor, a cerca de 40 quilómetros de Traverse City, disse que estava no parque de estacionamento da loja quando viu o caos instalar-se à sua volta.

"Foi realmente assustador. A minha irmã e eu estávamos em pânico", disse. "Isto é algo que se vê nos filmes. Não é o que se espera ver onde se vive."

A Munson Healthcare informou nas redes sociais que 11 pessoas estavam a ser tratadas no maior hospital da região, no norte do Michigan. A porta-voz Megan Brown disse que todas eram vítimas de esfaqueamento. Na manhã de hoje, quatro das vítimas estavam em estado grave e sete em estado regular, disse.

"Temos observado sinais encorajadores de recuperação entre os nossos doentes", afirmou Brown.

Shea disse que a arma envolvida parecia ser uma faca dobrável, acrescentando que o esfaqueamento começou perto da caixa da loja e que as suas vítimas "não eram pré-determinadas".

A governadora Gretchen Whitmer afirmou: "Os nossos pensamentos estão com as vítimas e com a comunidade que sofre com este ato brutal de violência".

A Walmart afirmou em comunicado que continuaria a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades policiais na investigação. Hoje, um porta-voz disse não ter detalhes sobre a reabertura da loja e não tinha atualizações, além do comunicado divulgado no final do dia de sábado.

O vice-diretor do FBI, Dan Bongino, disse numa publicação nas redes sociais que os funcionários do departamento estavam a "prestar todo o apoio necessário".

Traverse City é um destino turístico popular na costa do Lago Michigan. É conhecida pelo seu festival da cereja, adegas e faróis e fica a cerca de 40 quilómetros a leste do Parque Nacional Sleeping Bear Dunes.

Leia Também: Várias pessoas esfaqueadas em loja no Michigan. Suspeito já foi detido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas