Um avião da American Airlines foi obrigado a cancelar a sua descolagem do Aeroporto Internacional de Denver, nos Estados Unidos, no sábado, após ter deflagrado um incêndio no seu interior. Um dos passageiros sofreu ferimentos leves.
De acordo com a ABC News, que cita a companhia aérea, estavam a bordo da aeronave 173 passageiros e seis membros da tripulação de cabine.
Nos vídeos partilhados nas redes sociais, é possível ver muito fumo à volta do avião, assim como os passageiros a fugirem através dos escorregas de emergência - veja as imagens acima.
No áudio do controlo do tráfego aéreo, obtido através do LiveACT.net, o piloto terá dito que ia "abortar a descolagem". Por sua vez, o controlador aéreo disse: "Há muito fumo. Havia chamas, parece que o fumo está a desaparecer".
A Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) revelou que o avião, que tinha como destino Miami, terá tido "uma possível falha no trem de aterragem durante a descolagem". Todos os passageiros saíram do avião e foram levados para o terminal do autocarro, acrescentou.
Pneus rebentados e a desaceleração da aeronave durante a travagem provocaram um incêndio isolado nos travões, que foi extinto pelo corpo de bombeiros de Denver, capital do estado de Colorado, de acordo com a companhia aérea.
Um dos passageiros contou à ABC News que quando o avião estaca prestes a descolar se ouviu "um barulho alto". "Eu disse: Isto não é bom. Quando o avião parou cerca de 30 segundos a um minuto depois, alguém disse: 'Fumo, fogo' e as pessoas começaram a entrar em pânico".
"Esta não foi uma experiência agradável, mas tivemos sorte", salientou.
Em comunicado, a companhia aérea lamentou o sucedido e agradeceu aos "membros da equipa pelo seu profissionalismo".
[Notícia atualizada às 13h50]
Leia Também: Detido o alegado autor do falso alarme de bomba em avião da SATA