Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio regional na Alemanha, ao início da noite deste domingo, que causou o capotamento de dois vagões.
Inicialmente, a agência de notícias AFP confirmara a existência de quatro vítimas mortais, com base em informação da polícia, mas cerca de uma hora depois corrigiu essa informação.
Entretanto, a agência alemã de notícias fala em cerca de 34 feridos.
Cerca de 100 passageiros estavam a bordo do comboio regional, quando pelo menos duas carruagens descarrilaram numa zona florestal, pelas 18h10 (17h10 em Lisboa), perto de Riedlingen, em Baden-Württemberg, a cerca de 158 quilómetros a oeste de Munique, disse um porta-voz da polícia de Estugarda.
Segundo o jornal Bild, imagens de vídeo do local do acidente mostram as equipas de resgate à procura de vítimas nos vagões que descarrilaram. Ouvem-se também gritos.
O Ministro do Interior de Baden-Württemberg, Thomas Strobl, está a caminho do local do acidente.
Ainda não é certo se o acidente terá sido causado pela tempestade ou pela queda de árvores nos trilhos. A investigação não descarta também a possibilidade de ter havido um deslizamento de terras.
"Lamentamos as vítimas"
O chanceler alemão, Friedrich Merz, já reagiu, nas redes sociais, ao acidente.
"Estou chocado com o acidente ferroviário no distrito de Biberach. Estou em contato próximo com o Ministro do Interior e o Ministro dos Transportes e pedi-lhes que apoiassem as equipas de resgate com todos os meios à disposição", escreveu Merz na rede social X.
Das Zugunglück im Kreis Biberach bestürzt mich. Mit dem Innenminister und dem Verkehrsminister stehe ich im engen Kontakt und habe sie gebeten, die Rettungskräfte mit allen Mitteln zu unterstützen.
— Bundeskanzler Friedrich Merz (@bundeskanzler) July 27, 2025
Wir trauern um die Opfer. Ihren Angehörigen spreche ich mein Mitgefühl aus.
O chanceler alemão expressou ainda as condolências para com as famílias das vítimas.
[Notícia atualizada às 21h44]
Leia Também: Pelo menos oito mortos após autocarro capotar no leste do Paquistão