EUA pede "investigação completa" sobre expulsão de jovens judeus de avião

Já ontem o governo francês tinha pedido explicações à direção da companhia aérea espanhola Vueling, depois de cerca de 50 adolescentes de confissão judaica terem sido obrigados a desembarcar de um avião.

voo valencia

© @AmichaiChikli

Lusa
27/07/2025 23:51 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Vueling

O Departamento de Estado dos EUA exigiu uma "investigação completa" da expulsão de estudantes judeus de um avião da companhia Vueling em Valência (Espanha), na passada quarta-feira.

 

Numa declaração inicial após a expulsão do grupo de adolescentes, a companhia aérea afirmou que a atuação da equipa a bordo "teve exclusivamente a ver com um comportamento que comprometia a integridade do voo, assim como a segurança dos passageiros e da operação como um todo".

Além disso, a Vueling afirmou que os expulsos do voo Valência-Paris também manipularam coletes e máscaras de oxigénio, com "um alto risco para a aeronave, os passageiros e a tripulação".

Adolescentes expulsos de um avião em Valência

Adolescentes expulsos de um avião em Valência "por cantarem em hebraico"

A companhia aérea rejeita as acusações de antissemitismo e garante que o grupo de quase 50 jovens estava a comprometer a segurança do voo.

Carolina Pereira Soares com Lusa | 15:48 - 24/07/2025

Hoje, o gabinete para a Supervisão e Luta contra o Antissemitismo dos EUA publicou nas redes sociais uma mensagem sucinta em que assegura que está "a examinar as informações sobre o despejo dos passageiros judeus e sobre o seu mau trato em Espanha".

"Continuamos em contacto com as autoridades pertinentes e as comunidades afetadas e pedimos uma investigação completa sobre o sucedido", conclui o gabinete, dependente do Departamento de Estado dos EUA, na sua conta na rede social X.

Leia Também: França exige explicações após jovens terem sido expulsos de avião

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas