Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, disse à agência Lusa que os números da participação portuguesa no Jubileu dos Jovens, que termina em 03 de agosto, refletem "a adesão ao apelo" do Papa Francisco em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023, bem como "o trabalho que foi realizado paróquia a paróquia, diocese a diocese, para a mobilização dos jovens, para eles serem peregrinos de esperança neste ano jubilar".
Segundo o responsável, que acompanhará os jovens sob o lema "A esperança em cada passo", trata-se da maior mobilização de jovens portugueses para eventos internacionais, "quer jubilares, quer da Jornada Mundial da Juventude", e a delegação portuguesa estará "no top 5" das maiores presentes na capital italiana.
Dirigindo-se aos participantes na JMJ, no Parque Tejo, em Lisboa, Francisco "desafiou os jovens de todo o mundo a encontrarem-se novamente em 2025, em Roma, para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança".
Segundo o arcebispo Rino Fisichella, responsável da Santa Sé pelo Jubileu (Ano Santo celebrado a cada 25 anos), são esperados jovens peregrinos de 146 países, 68% da Europa.
Citado pelo 'site' Notícias do Vaticano, Fisichella destaca a participação de jovens que vêm de zonas de guerra como o Líbano, Iraque, Mianmar, Ucrânia, Israel, Síria e Sudão do Sul, referindo ainda a presença de 1.500 jovens da Coreia do Sul, onde decorrerá a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2027.
De acordo com o bispo Graziano Borgonovo, subsecretário do Dicastério para a Evangelização e ligado à organização dos grandes eventos relativos ao Jubileu, citado pela agência de notícias católicas ACI Digital, são esperados "cerca de um milhão de peregrinos" jovens para a missa do Papa Leão XIV a 03 de agosto na Universidade Tor Vergata.
Um encontro na Basílica de São Paulo Extramuros, que contará com a presença de sete bispos portugueses, e o programa nas igrejas dos cardeais portugueses, que inclui momentos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica especialmente preparada para o Jubileu, fazem parte da agenda dos jovens que se deslocam de Portugal, indica um comunicado do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil.
Leia Também: Jovens partem hoje para Roma com "muita expetativa" na alma para Jubileu