Mundo está a passar por "turbulências e transformações", considera China

O vice-primeiro-ministro da China He Lifeng, principal negociador comercial do país com os Estados Unidos, alertou hoje em Pequim para as "turbulências e transformações" que o mundo está a atravessar em matéria comercial.

He Lifeng

© Bloomberg/Getty Images

Lusa
16/07/2025 06:58 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

China

O país asiático está a usar a Exposição Internacional de Cadeias de Abastecimento da China, organizada esta semana na capital chinesa, como um fórum para reforçar a imagem de defensor mundial do livre comércio, em contraste com a guerra comercial de Donald Trump.

 

"Alguns países interferem no mercado sob o pretexto de reduzir os riscos, utilizando medidas como a imposição de tarifas", afirmou He Lifeng, numa alusão ao Presidente norte-americano, Donald Trump.

"As mudanças globais sem precedentes desde há um século estão a acelerar, com múltiplos riscos que se entrelaçam e se acumulam", afirmou.

"Temos de reforçar ainda mais o consenso sobre o desenvolvimento, opor-nos firmemente à politização, à ideologização e à securitização excessiva das questões económicas e comerciais, e trabalhar juntos para preservar um ambiente internacional aberto e cooperativo", defendeu.

Leia Também: China regista surto de febre chikunyunga. Há 478 casos no sudeste do país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas