Torre Pacheco: Extrema-direita aproveita para desinformação xenófoba?

A agressão violenta a um idoso em Torre Pacheco, na província de Múrcia, em Espanha, está a ser usada pela extrema-direita ibérica para amplificar mensagens xenófobas contra a comunidade imigrante magrebina através da partilha de vídeos não relacionados.

torre pacheco espanha

© Olmo Blanco/Getty Images

Lusa
15/07/2025 09:20 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

LUSA VERIFICA

A agressão violenta a um idoso em Torre Pacheco, na província de Múrcia, em Espanha, está a ser usada pela extrema-direita ibérica para amplificar mensagens xenófobas contra a comunidade imigrante magrebina através da partilha de vídeos não relacionados.

 

Alegação: vídeos mostram agressão em Torre Pacheco e segunda vítima em Múrcia

Na quarta-feira, dia 9 de julho, um morador de Torre Pacheco, município espanhol da província e comunidade autónoma de Múrcia, declarou ter sido agredido por um jovem marroquino que integrava um grupo de três jovens magrebinos. Além das imagens do idoso claramente maltratado, com hematomas e olhos ensanguentados, surgiram rapidamente vários vídeos atribuídos a essa agressão e a um alegado segundo caso noutra cidade a cerca de 20 km.

Múrcia. Detenções e feridos após apelo de extremistas a caça a migrantes

Múrcia. Detenções e feridos após apelo de extremistas a caça a migrantes

Pelo menos uma pessoa foi detida e cinco ficaram feridas na segunda noite consecutiva de confrontos em Torre Pacheco. Em causa estão apelos a uma "caça" a migrantes, lançados por grupos extremistas e nacionalistas, depois de um idoso ter sido agredido por três jovens de origem marroquina, na quarta-feira.

Daniela Filipe | 17:38 - 13/07/2025

Num dos primeiros vídeos difundidos no dia seguinte por uma conta ligada ao partido nacionalista VOX (https://archive.ph/Oc7it) vê-se uma agressão a um homem de t-shirt cinzenta já caído no chão, alegadamente a vítima de Torre Pacheco, imagens que acabaram partilhadas por dezenas de contas espanholas, portuguesas e internacionais, sobretudo associadas à extrema-direita.

Noutro vídeo, divulgado pouco depois por contas do mesmo espetro político, mostra-se uma alegada segunda vítima, desta feita em El Algar, na mesma província. Nas imagens que ainda circulam nas redes, incluindo em Portugal e em contas internacionais (exemplos: https://archive.ph/mI3vv e https://archive.ph/uLCwH), é possível ver outro idoso espanhol ensanguentado, alegadamente vítima de agressão por parte de jovens marroquinos, mas as imagens não mostram qualquer registo nesse sentido.

Os dois vídeos continuam a ser divulgados nas redes sociais, onde são usados para fundamentar mensagens xenófobas e racistas, incluindo apelos a ações violentas por parte de moradores e grupos extremistas, cujos atos de perseguição xenófoba a magrebinos têm sido registados nos últimos dias nas ruas de Torre Pacheco, com potencial de alastramento a outros locais de Espanha: https://archive.is/ICSAr.

Factos: os vídeos mais partilhados não têm qualquer relação com a agressão em Múrcia

No primeiro caso, foi a própria vítima de Torre Pacheco, Domingo Martínez, de 68 anos, a esclarecer em entrevista que não era a pessoa no vídeo (https://archive.is/5SQZL), informação posteriormente corroborada pelo homem atacado nesse caso, um sem-abrigo que foi vítima de um aparente crime de ódio homofóbico perpetrado em Almeria por dois jovens espanhóis já detidos, como o próprio explicou através do Instagram: https://archive.ph/Oc7it.

No segundo, cujas imagens chegaram a ser difundidas em órgãos de comunicação internacionais, vários verificadores de factos espanhóis confirmaram tratar-se de um acidente não relacionado com qualquer agressão, como explica aqui o Newtral: https://archive.is/jhcR3, citando também fontes locais como o jornal 'El Algar y Los Urrutias de Hoy': https://archive.ph/KPB14.

Apesar de não terem qualquer relação com o incidente em causa e de já serem conhecidas várias verificações de factos, estes dois vídeos também foram partilhados pelo Chega ao início da noite de segunda-feira, nas contas oficiais do partido em várias redes sociais, onde já ultrapassam as 450 mil visualizações (https://archive.is/EqgdPhttps://archive.is/8YaCi e https://archive.is/KJ6L2).

As imagens ocupam os primeiros 25 segundos de uma montagem com 1 minuto e 18 segundos que é acompanhada da mensagem "esta é a realidade que muitos jornalistas tentam esconder: grupos organizados de imigrantes têm agredido idosos, gravando e publicando os ataques nas redes sociais. A população está cansada e decidiu agir."

O vídeo do Chega começa precisamente com as imagens do idoso que caiu em El Algar, num incidente sem qualquer intervenção de terceiros, sobre as quais o Chega coloca a legenda falsa "mais um idoso vítima desta onda de violência em Espanha", seguidas das imagens da agressão em Almeria, onde os atacantes eram espanhóis.

Estes dois casos são apenas parte dos conteúdos desinformativos identificados pela Lusa Verifica e por vários projetos de verificação espanhóis, como a Maldita (https://archive.is/MITzO), o Newtral (https://archive.ph/1TQo8) ou a VerificaRTVE (https://archive.is/Mz4ek9), bem como por verificadores de factos como Julián Macias Tovar (https://ghostarchive.org/archive/1UdZ0) e Ruben Sánchez (https://archive.is/e9mVW ).

Avaliação Lusa Verifica: Falso

Apesar de ter realmente existido um ataque violento a Domingo Martínez, em Torre Pacheco, ainda não se conhece a identidade nem a motivação dos autores, embora a polícia espanhola já tenha anunciado a detenção dos três suspeitos de nacionalidade marroquina.

No entanto, várias verificações de factos demonstraram que o episódio está a ser aproveitado pela extrema-direita para fomentar discurso de ódio e desinformação, incluindo com a difusão de várias narrativas falsas suportadas por vídeos sem qualquer relação com este caso que continua a ser investigado pelas autoridades espanholas.

Leia Também: Imãs da mesquita de Torre Pacheco apelam a jovens para ficarem em casa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas