Pelo menos três estados norte-americanos, incluindo Nova Iorque, registaram graves inundações na segunda-feira, face às fortes chuvas que se fizeram sentir.
As inundações repentinas provocaram grandes atrasos no metro, encerramento de estradas e foram emitidos vários avisos. A Gestão de Emergências da Cidade de Nova Iorque, por exemplo, também fez vários alertas e atualizações.
"As inundações podem ser mortais e muitas vezes ocorrem com pouco ou nenhum aviso. As ruas, as caves e os espaços subterrâneos podem encher-se de água em minutos. Se vive numa cave ou numa zona baixa, esteja preparado para se deslocar para um local mais alto", aconselhou na rede social X.
A atualização mais recente indicava que a "precipitação mais intensa" se tinha deslocado "para leste e enfraqueceu".
As imagens divulgadas nas redes sociais mostram o caos provocado, sobretudo nos transportes públicos, com algumas estações completamente inundadas e com passageiros retidos dentro das carruagens. Vários comboios foram suspensos, por exemplo em Manhattan, e outros sofreram grandes atrasos, como foi o caso em Queens.
O perigo também se registou nas estradas e os condutores tiveram de desacelerar, com muitos a conduzir contra a corrente. Várias vias principais acabaram por ser cortadas.
#breaking
— News Extra (@24NewsExtra) July 15, 2025
Flash flooding is hitting the 28th Street station on the 1 train line in Manhattan, New York City, USA. Water is surging onto platforms and into tunnels, stranding passengers. pic.twitter.com/sTUsxvJFq7
23rd Street subway station, New York City...
— Volcaholic (@volcaholic1) July 15, 2025
Juan Luis Landaeta pic.twitter.com/XsqpCOQReK
Flash flooding is hitting the 28th Street subway station on the 1 train.
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) July 15, 2025
Passengers are trapped as water pours into platforms and tunnels.
Manhattan, New York City, USA. pic.twitter.com/ACSjgPWZCG
New York City...pic.twitter.com/6CUq49PcOA
— Volcaholic (@volcaholic1) July 14, 2025
Também em Nova Jérsia foi declarado estado de emergência, com o governador, Phil Murphy, a aconselhar toda a gente a "ficar em casa e evitar viagens desnecessárias".
I’ve never seen flooding like this in Jersey. New Providence, NJ pic.twitter.com/kIe6OJ9Y7j
— Kyle (@kczar18) July 14, 2025
BREAKING: Massive flooding right now in Plainfield, NJ.
— Ed Krassenstein (@EdKrassen) July 15, 2025
Why are we having so many floods in America? Maybe it’s time we start taking climate change seriously!
Stay safe New Jersey! pic.twitter.com/yQJVatRsEw
Family friend sent me this video of a significant flash flood in Somerville, New Jersey. #NJwx pic.twitter.com/t5vFhw6aUr
— Collin Gross (@CollinGrossWx) July 15, 2025
I’ve never seen flooding like this in Jersey. New Providence, NJ pic.twitter.com/kIe6OJ9Y7j
— Kyle (@kczar18) July 14, 2025
As chuvas também afetaram o estado de Connecticut, com o condado de Fairfield a ser um dos mais atingidos. Note-se que em agosto do ano passado, este estado foi atingido pela pior enchente dos últimos dois séculos.
De realçar que, no início deste mês, os Estados Unidos sofreram graves inundações no centro do Texas, onde continuam a decorrer buscas por vítimas. Ontem houve novos alertas de que chuvas adicionais poderiam causar novamente o transbordamento dos cursos de água.
As inundações do fim de semana de 4 de julho mataram pelo menos 129 pessoas e deixaram mais de 170 desaparecidas.
Leia Também: Trump ameaçou e Moscovo já respondeu: "A Rússia não se importa"