Meta recusou assinar 'pacto' para Inteligência Artificial na Europa

O Código de Conduta pretende oferecer diretrizes para que o Regulamento IA seja seguido dentro do mercado europeu. O objetivo passa por oferecer mais transparência e respeitar as leis de direitos de autor no treino de modelos de Inteligência Artificial.

meta, união europeia, europa, empresa

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
21/07/2025 15:24 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

Meta

A Meta declarou que não assinará o novo Código de Conduta da União Europeia relativo a Inteligência Artificial, afirmando que o mercado “está a seguir o caminho errado”.

 

O código de conduta foi publicado pela União Europeia no dia 10 de julho e, apesar de ser voluntário, a Meta decidiu posicionar-se publicamente contra as diretrizes criadas para ajudar as empresas a seguirem o Regulamento Inteligência Artificial (IA).

Como se pode ler no site oficial do Conselho Europeu, o Regulamento IA tem como objetivo “assegurar que os sistemas de Inteligência Artificial são desenvolvidos e utilizados de forma responsável”, enaltecendo que as “regras impõem obrigações aos fornecedores e aos responsáveis pela implantação de tecnologias de IA”.

As regras do Regulamento IA entrarão em vigor no dia 2 de agosto e os fornecedores da tecnologia estão obrigados a serem transparentes sobre a forma como treinam os respectivos modelos e ainda a respeitar as leis de direitos de autor.

Apesar de ser voluntário, a Comissão Europeia já adiantou que os fornecedores de Inteligência Artificial que assinarem o documento terão “uma redução da carga administrativa e um aumento da segurança legal”, indicando assim que empresas como a Meta que tenham decidido não assinar pode ver-se numa situação em que sejam sujeitas a um maior nível de escrutínio.

“Analisámos com atenção o Código de Conduta da Comissão Europeia para modelos de Inteligência Artificial de utilização geral (GPAI) e a Meta não o assinará”, escreveu o diretor de Assuntos Globais da Meta, Joel Kaplan, através do LinkedIn. “Este código introduz uma série de incertezas jurídicas para os developers de modelos [de IA], assim como medidas que vão muito além do âmbito do Regulamento IA”.

Mesmo que a Meta tenha decidido não assinar o Código de Conduta do Regulamento IA, outras empresas rivais já declararam a intenção de assinar e entre elas temos, por exemplo, a OpenAI.

Leia Também: Motor de busca rival do Google vai permitir esconder imagens de IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas