Se está de férias e tem passado as noites a relaxar, é provável que goste de saber que, no final deste mês de julho, poderá ver duas chuvas de meteoros em simultâneo - de nome Delta Aquáridas do Sul e Alfa Capricornídeos.
O primeiro destes fenómenos, Delta Aquáridas do Sul, é melhor observado a partir do hemisfério sul e, em 2025, estará ativo entre os dias 18 de julho e 12 de agosto.
Quanto ao ‘pico’, o Delta Aquáridas do Sul estará em atividade máxima entre os dias 29 e 30. Mesmo que tenha uma boa frequência de meteoros por hora, os rastos deixado são, na maioria, mais fracos do que é habitual.
O segundo fenómeno é conhecido como Alfa Capricornídeos e este ano começou a 12 de julho, sendo que também terminará no dia 12 de agosto. O ‘pico’ terá, de igual forma, lugar entre os dias 29 e 30 de julho, sendo que poderá ser visto de igual forma em ambos os lados da linha do equador.
Mesmo que tenha um número menor de meteoros por hora - cerca de cinco por hora - é famoso por produzir bolas de fogo brilhantes e que proporcionam um espetáculo que merece ser admirado.
Caso não consiga observar nenhum destes dois fenómenos, recorda o site American Meteor Society que em agosto poderá ver as Perseidas - uma das chuvas de meteoros mais populares do ano. Este fenómeno é resultado da passagem do cometa 109P/Swift-Tuttle e pode produzir mais de 70 meteoros por hora. O ‘pico’ terá lugar entre os dias 12 e 13 de agosto.
Leia Também: Lançamentos e passeios espaciais da NASA vão chegar à Netflix