Uma baleia-corcunda desviou-se da rota migratória e vagueou até ao porto de Sidney, na Austrália, onde está a causar alguns desafios de navegação para ferries e embarcações na área.
A baleia (sub-adulta, segundo os peritos) foi vista por diversas testemunhas - nomeadamente, pelos passageiros habituais do serviço de ferries no porto, por volta das oito da manhã (hora local, menos nove em Lisboa) desta quarta-feira.
Alguns aproveitaram para gravar o momento e captaram imagens onde é possível ver a baleia a nadar e a mergulhar nas águas de Sidney, não muito longe das embarcações.
A perita Dr. Vanessa Pirotta falou ao The Guardian, numa entrevista onde admitiu que a presença da baleia é um “desafio” para a navegação no porto e até para as próprias autoridades que têm de “escoltar um mamífero do tamanho de um autocarro” de volta para a sua rota migratória.
A tarefa é árdua, especialmente com uma baleia que é descrita como “muito curiosa” e não parece querer abandonar estas águas. Há relatos de que o animal já causou atrasos nos ferries na tarde desta quarta-feira em Sidney.
Para evitar colisões acidentais, as embarcações mantêm-se em formação de lado e por trás da baleia, numa tentativa de marcar uma zona de exclusão e manter outros barcos à distância.
O animal aparenta estar de boa saúde, senão um pouco magro, segundo a especialista, e relaxado enquanto nada pelas águas do porto de Sidney.
Leia Também: Teatro Praga assinala hoje 30 anos da companhia com estreia de 'Audição'