O presidente da Câmara de Istambul e uma das figuras principais de oposição do governo turco, Ekrem İmamoğlu, foi condenado a 20 meses de prisão, esta quarta-feira, depois de um tribunal o ter considerado culpado de "insultar publicamente um funcionário no exercício das suas funções", referindo-se ao procurador-geral de Istambul, Akın Gürlek.
A Agence France-Press, que cita documentos oficiais do tribunal, dá ainda conta de que este é um de vários casos contra İmamoğlu, que se encontra preso devido a uma investigação sobre corrupção.
O principal opositor do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, foi detido em março deste ano. A sua detenção gerou protestos violentos nas ruas, sendo que são considerados os piores da última década.
Na audiência desta quarta-feira, Ekrem İmamoğlu negou todas as acusações, afirmando estar a ser um alvo por ser o principal adversário de Erdoğan nas eleições presidenciais de 2028.
Note-se que, inicialmente, o procurador pediu sete anos de prisão para o presidente da Câmara de Istambul, assim como ficar proibido de exercer qualquer cargo público.
Ekrem İmamoğlu foi eleito presidente da Câmara de Istambul em 2019 e reeleito em 2024. Foi detido no dia 19 de março devido a uma investigação de corrupção e alegadas ligações a terrorismo.
De salientar que estas acusações poderão impedir İmamoğlu de se candidatar às eleições presidenciais, e vários membros da oposição do atual governo têm dito que veem a detenção do autarca como repressão política de Erdoğan.
Erdogan jails his main rival: opposition leader sentenced to real prison term
— NEXTA (@nexta_tv) July 16, 2025
The popular mayor of Istanbul, Ekrem İmamoğlu, has been sentenced to 1 year and 8 months in prison.
A Turkish court found him guilty of “publicly insulting an official performing their duties” and… pic.twitter.com/wu9OkDaRDH
Quatro dezenas de manifestantes detidos em protesto da oposição em Istambul
O presidente da Câmara de Istambul, o social-democrata Ekrem Imagoglu, é principal rival político do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
A polícia turca prendeu 42 pessoas que participaram numa manifestação na noite de terça-feira exigindo a libertação do autarca de Istambul preso desde o passado dia 19 de março.
A manifestação foi convocada pelo Partido Republicano do Povo (CHP), social-democrata, a maior força da oposição turca.
Quem é Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia?
Recep Tayyip Erdoğan é o atual presidente da Turquia desde 28 de agosto de 2014. Antes de assumir a presidência do país, Erdoğan foi primeiro-ministro, assim como presidente da Câmara de Istambul.
Em 2016, Erdogan sofreu uma tentativa de golpe, tendo reagido com violência ao sucedido, onde terão morrido cerca de 240 pessoas nos protestos. Nessa altura, a Turquia declarou estado de emergência.
Leia Também: "A Turquia ganhou". Erdogan congratula-se com desarmamento do PKK