Nasceu uma nova cria de girafa no Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, no Alentejo, com quase um metro e noventa de altura.
A cria pertence à espécie Girafa-do-norte, da subespécie Núbia, que está classificada como "em perigo" pela União Internacional da Natureza (IUCN), devido à destruição e fragmentação dos seus habitats naturais.
O nascimento aconteceu no passado dia 11 de julho, pelas 17h, após 15 meses de gestação.
Em comunicado, o Badoca Safari Park conta que "de pé, a progenitora deu à luz uma única cria que, no momento do nascimento, e como é natural da espécie, caiu de uma altura de cerca de dois metros". Um processo, que dizem os entendidos, é fundamental para o funcionamento do organismo da cria recém-chegada.
A acompanhar o comunicado, o parque enviou ainda um vídeo do nascimento e dos momentos que se seguiram, e que pode ver acima na nossa galeria. Nas imagens, a girafa bebé faz várias tentativas para se levantar e começar a dar os primeiros passos - que consegue, após algumas quedas desajeitadas. A mãe, está sempre por perto, a zelar pela cria, que acaba por conseguir dar alguns passos, embora hesitantes.
"Na primeira hora é importante que a cria se levante e na segunda hora de vida tem de começar a mamar", diz a responsável pelo Departamento Animal do Badoca Safari Park Joana Rações. E acrescenta que "as primeiras horas de vida são muito importantes e tanto a cria como a progenitora são monitoradas ao segundo", apesar de não haver qualquer intervenção externa.
A cria nasceu numa zona do safari preparada para isso mesmo e dispõe de uma instalação interior, onde pode ficar mais recatada com a progenitora. Mas os tratadores esperam que agora, com já quase um mês, a cria comece a "ganhar confiança" e a explorar os 50 hectares do parque com os restantes membros da espécie.
O sócio-gerente do safari Francisco Simões de Almeida considera que "um nascimento é sempre um momento de alegria (...) mas o nascimento de uma girafa ganha outra dimensão". Não só por a girafa ser o símbolo do parque, mas também "ao nível da conservação por esta ser uma subespécie altamente ameaçada".
Segundo a Fundação de Conservação de Girafas, há menos de 6 mil Girafas-do-norte a viver em habitats naturais. Metade, cerca de 3 mil, pertence à subespécie Núbia - a mesma desta nova cria.
O Badoca Safari Park está inserido num projeto de conservação da Save Girafes Now, uma organização sem fins lucrativos que trabalha no terreno para garantir a conservação das girafas. A organização leva a cabo programas de resgate, translocações e ações veterinárias a animais feridos, para combater a contínua redução do número de girafas no mundo.
Leia Também: Gripe das aves detetada em Setúbal. Animais foram abatidos