Um jornalista norte-americano freelancer está desaparecido desde a semana passada, depois de ter iniciado uma caminhada sozinho, no Parque Nacional de Folgefonna, na Noruega.
Alec Luhn é jornalista ambiental, tem 38 anos e é natural do Wisconsin, conta o Washington Post. Foi visto pela última vez na quinta-feira passada, altura em que iniciou a caminhada.
A mulher do jornalista, Veronika Silchenko, deu o alerta sobre o desaparecimento , depois de Alec não ter regressado na segunda-feira, dia em que estava planeado, não tendo apanhado o voo.
Silchenko referiu também que sabia que o marido não teria rede no telemóvel durante a sua caminhada, uma vez que Alec punha o telemóvel em modo voo para economizar a bateria.
Note-se que já está em curso uma operação de busca e resgate, que conta com vários voluntários, cães e um helicóptero. No entanto, de acordo com a mulher do jornalista, as condições no parque são difíceis devido à chuva e ao vento.
As equipas de resgate estão em contacto com os familiares de Luhn, mas, esta terça-feira, devido ao mau tempo, as buscas foram suspensas temporariamente.
Røde Kors @Hjelpekorps har avsluttet søk etter savnet person rundt Folgefonna. Ingen funn så langt. Høy vannføring har skapt store utfordringer. I morgen vil et stort mannskap fortsette søket i samarbeid med politiet og flere klatregrupper. pic.twitter.com/JilzTYOHy1
— Norges Røde Kors (@rodekorsnorge) August 5, 2025
Veronika Silchenko afirmou que o companheiro é um caminhante experiente, tendo em conta que "trabalha nestes lugares e sabe como lidar" com as situações.
"Leva as coisas muito a sério," sublinhou Silchenko, acrescentando que o marido relatou todos os locais por onde passaria durante a sua viagem e que levava todo o material necessário.
Alec Luhn é um jornalista ambiental premiado, tendo trabalhado já com títulos como o The Guardian, New York Times, National Geographic ou a Atlantic. Conquistou uma bolsa da Ocean Reporting Networkdo Pulitzer Center.
Leia Também: Juiz impede Trump de redistribuir dinheiro para prevenir desastres