A cidade indiana dos Himalaias, Dharali, está a ser atingida por cheias repentinas que provocaram um aluimento de terras. Já foi confirmada a morte de quatro pessoas e centenas de pessoas desaparecidas.
Nas redes sociais, há várias partilhas do momento em que a povoação de Dharali, um destino turístico, foi arrastada pela força de água lamacenta, destruindo edifícios, casas e estradas. - pode ver no vídeo acima.
De notar que o ministro do Estado da Defesa indiano, Sanjay Seth, indicou que "a situação é grave". Por sua vez, o primeiro-ministro Narendra Modi expressou as suas condolências, notando que "tudo está a ser feito para prestar assistência às vítimas".
As inundações e os aluimentos de terra são comuns durante a época das monções na Índia, de junho a setembro, mas especialistas e ativistas alertam que as alterações climáticas estão a aumentar a sua intensidade e frequência.
A flash flood driving a torrent of mud smashed into a town in India's Himalayan region on Tuesday, killing at least four people with around 100 others missing.#indiaflood #himachalfloods https://t.co/SzXVSTUYmd pic.twitter.com/LHaRpACfjD
— Gulf Times (@GulfTimes_QATAR) August 5, 2025
Leia Também: Chuvas e inundações matam pelo menos 34 pessoas em Pequim e arredores