O tremor ocorreu às 08h25 horas locais do Japão (00h25 em Lisboa) a uma profundidade indeterminada, de acordo com a JMA.
Na sequência do sismo, as autoridades meteorológicas japonesas emitiram um alerta de tsunami para a costa do Pacífico, que estimam poder atingir um metro na parte sul de Hokkaido, a ilha mais a norte do território e situada a sudoeste do epicentro deste terramoto, bem como em zonas do nordeste, leste, centro e sudoeste do arquipélago japonês.
São igualmente esperados tsunamis de até 20 centímetros na ilha ocidental de Shikoku e nas ilhas de Okinawa, a sudoeste, bem como variações subtis do nível do mar noutras áreas costeiras.
Apesar da elevada magnitude, o sismo quase não foi sentido no Japão, onde atingiu o nível dois da escala sísmica japonesa de sete níveis (centrada na medição dos abalos superficiais e do potencial destrutivo do tremor) nas cidades de Kushiro, Akkeshi, Shibetsu e Betsukai, no extremo sudeste de Hokkaido.
BREAKING: 8.0-magnitude earthquake hits off Russia's Kamchatka region - PTWC pic.twitter.com/4uFjXYq17O
— blesha (@blesha_bs) July 29, 2025
Whoahhhhh! Videos showing the shaking from the M8.7 earthquake that hit off the coast of Kamchatka, Russia pic.twitter.com/Q5dYAstWil
— Volcaholic (@volcaholic1) July 30, 2025
Leia Também: Sismos de 6,7 e 7,4 na região oriental da Rússia. Há alerta de tsunami