Cinco pessoas - incluindo o atirador - morreram, esta segunda-feira (já madrugada de terça-feira em Portugal), num ataque levado a cabo num edifício de escritórios em Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O atirador, que terá agido sozinho, foi identificado como Shane Devon Tamura, com 27 anos, de Las Vegas.
Os meios de comunicação norte-americanos avançam que as vítimas mortais são um polícia e três civis. O incidente deu-se no interior do número 345 da Park Avenue, onde estão situadas empresas como a Blackstone e a KPMG e ainda a sede da NFL, a liga de futebol norte-americana, conta a NBC News.
Os serviços de emergência foram chamados por volta das 18h00 (22h00 de segunda-feira em Lisboa).
Os motivos do ataque não são conhecidos. As primeiras informações dão, contudo, conta de que Shane Devon Tamura foi encontrado já morto após um tiro autoinfligido.
UPDATE: At this time, the scene has been contained and the lone shooter is dead.
— NYPD NEWS (@NYPDnews) July 29, 2025
O suspeito, conta a CNN Internacional, começou por se envolver numa troca de tiros com a polícia no lobby do arranha-céus, tendo depois subido ao 33.º andar. Antes de entrar no prédio, terá sido captado pelas imagens de videovigilância, com óculos de sol na cara e uma arma numa das mãos.
Photo of suspect in New York active shooter incident released report is At least six people have been shot, at least one being an off duty officer the suspect carried an AR-15 and wearing a bulletproof vest. and the alleged active shooter has been found dead from a… pic.twitter.com/6mrIoVdzei
— Chuckyfamous! (@Nem_Famous) July 28, 2025
Segundo a chefe da polícia de Nova Iorque, Jessica Tisch, as câmaras de vigilância filmaram o homem a sair de um carro preto, armado com uma espingarda de assalto M-4. Ainda de acordo com a responsável, o agressor, com histórico de problemas psiquiátricos, tinha visivelmente decidido atacar o 345 da Park Avenue.
Ao local do incidente acorreu um forte dispositivo, com centenas de membros das autoridades da cidade norte-americana. Foi ainda criado um perímetro de segurança no local - pode ver as imagens na galeria acima.
️🇺🇸 - Mass Shooting at Blackstone Building in Midtown Manhattan
— The Informant (@theinformant_x) July 28, 2025
A mass shooting occurred at the Blackstone Building, 345 Park Avenue, Midtown Manhattan, New York City. A suspect, armed with an AR-15-style rifle and wearing a bulletproof vest, opened fire inside and outside… pic.twitter.com/vhAFKhHx0W
BREAKING NEWS: Active shooter situation unfolding on Park Avenue between E. 51st & E. 52nd Streets in Midtown Manhattan New York, near the Blackstone building.
— Breaking News (@TheNewsTrending) July 28, 2025
One civilian and one NYPD officer have been shot, with the officer sustaining multiple injuries.
The suspect,… pic.twitter.com/CkoIzixIZL
Eric Adams, o mayor de Nova Iorque, publicou um vídeo no X a partir do local do incidente onde confirmou que o atirador foi "neutralizado". O mesmo referiu a Comissária Jessica S. Tisch numa mensagem colocada também na referida rede social.
I have been on scene at the shooting in Midtown, and we can report the shooter is neutralized.
— Mayor Eric Adams (@NYCMayor) July 29, 2025
The NYPD are now searching 345 Park Avenue carefully. If you are in the building, please stay where you are.
People have been shot and injured, and I will soon be going to the… pic.twitter.com/FYcOfuMxg6
Com mais armas de fogo em circulação do que habitantes, os Estados Unidos apresentam a taxa de mortalidade por arma de fogo mais elevada de todos os países desenvolvidos.
Os ataques a tiro são um flagelo recorrente, que sucessivos governos federais e estaduais não conseguiram até agora conter, com o direito privado ao uso e porte de arma jogado como trunfo político recorrentemente.
Em 2024, mais de 16.000 pessoas, sem contar os suicídios, foram mortas por armas de fogo, de acordo com a ONG Gun Violence Archive.
Já em dezembro do ano passado, Brian Thompson, o chefe da maior seguradora de saúde do país, a UnitedHealthcare, foi assassinado em plena via pública, no mesmo bairro em que ocorreu o incidente de hoje. Luigi Mangione, um jovem engenheiro informático, foi detido e acusado no âmbito desse caso.
[Notícia atualizada às 07h30]
Leia Também: Homem armado abre fogo em casino em Reno e faz várias vítimas