O Corpo Nacional de Polícia de Espanha deparou-se com uma situação inesperada no centro de Madrid, na madrugada desta terça-feira. Os agentes encontraram um rapaz, de 14 anos, sozinho, num carro, que constava como roubado.
A situação ocorreu por volta das 02h00 da manhã (01h00 em Lisboa). O pai, que tinha deixado o menor sozinho para ir beber com um amigo, viria a ser detido por abandono, depois de aparecer junto da viatura, quase duas horas depois.
De acordo com o El País, que confirmou a informação junto da polícia, foi uma equipa de intervenção que se apercebeu de um rapaz, sozinho, num carro, numa rua no centro de Madrid.
O adolescente estava acordado e, após ser interpelado pelos agentes, explicou que o pai tinha saído com um amigo. Os agentes ficaram junto da criança até o pai aparecer, o que só aconteceu por volta das 03h50 (02h50 em Lisboa).
O homem, que vinha acompanhado do amigo, confirmou a versão do filho. Posteriormente, o progenitor, de 43 anos e de nacionalidade colombiana, acabou detido por abandono de menores.
A situação viria, contudo, a piorar. A polícia viria a descobrir, nos registos policiais, que o carro, no qual o menor estava, constava como roubado.
A proprietária do veículo terá sido contactada, mas disse à polícia que já tinha localizado o carro, mas que não havia retirado a queixa.
A estação Telemadrid, a primeira a noticiar o caso, divulgou um vídeo da detenção, que alegadamente mostrava o homem embriagado. O menor, ao ver os agentes a levarem o pai, terá tentado impedi-los e abraçou o homem.
Abandona a su hijo en un coche robado junto a un narcopiso para irse de fiesta: la desgarradora reacción del niño al llegar la Policía.
— Telemadrid (@telemadrid) July 15, 2025
La noticia: https://t.co/pSzVuPpGm0
En @BuenosDiasTM en DIRECTO: https://t.co/YXV9QAPK3j pic.twitter.com/51zfLR5suz
Sabe-se que o pai contactou um conhecido para tomar conta do adolescente.
Tanto o suspeito, como o amigo, disseram às autoridades que estavam apenas de passagem por Madrid, onde tinham chegado na segunda-feira.
Em Espanha, note-se, o crime de abandono de menores é punível com penas de prisão. Estas penas variam em função da gravidade do caso e podem ir de 18 meses a quatro anos de prisão.
Leia Também: Torre Pacheco: Extrema-direita aproveita para desinformação xenófoba?