ONU alerta que desnutrição aumenta em Gaza enquanto ajuda fica bloqueada

A ONU alertou hoje que a subnutrição está a aumentar em Gaza, devido ao bloqueio da ajuda humanitária, quando a entrada de mais de 6.000 camiões com assistência voltou a não ser autorizada por Israel.

Faixa de Gaza, Palestina

© Dawoud Abo Alkas/Anadolu via Getty Images

Lusa
15/07/2025 18:11 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Estes veículos estão localizados em zonas do Egito e da Jordânia, a poucas horas do enclave palestiniano, disse a porta-voz da Agência da ONU para a Assistência aos Refugiados Palestinianos (UNRWA) Juliette Touma.

 

"À medida que a subnutrição entre crianças se espalha pelo enclave devastado pela guerra, a UNRWA tem mais de 6.000 camiões de alimentos, material de higiene e medicamentos fora de Gaza, à espera de entrar", lembrou.

Neste momento, uma em cada 10 crianças tratadas nos centros de saúde da UNRWA está subnutrida, enquanto, antes da guerra entre o movimento islamita palestiniano Hamas e Israel, a subnutrição aguda era rara em Gaza, de acordo com a porta-voz.

"Os medicamentos, os fornecimentos nutricionais, os materiais de higiene e o combustível estão a esgotar-se rapidamente. A UNRWA ficou sem alimentos no final de abril", acrescentou Touma, sublinhando que 60% dos medicamentos essenciais, como os usados para a hipertensão, e antibióticos para adultos, acabaram.

Durante o cessar-fogo, entre meados de janeiro e março deste ano, a ONU forneceu aos residentes de Gaza ajuda suficiente para inverter o agravamento da fome, mas Israel optou por substituir este sistema por um modelo que é controlado e financiado diretamente pelos Estados Unidos.

O resultado deste esquema foi a morte de 875 residentes de Gaza no último mês e meio, enquanto procuravam alimentos, por ataques realizados por agentes que guardavam os pontos de distribuição israelitas e, noutros casos, por forças militares, disse o porta-voz do Gabinete da ONU para os Direitos Humanos Thameen al-Kheetan

Leia Também: UE "longe de estar tranquila" com promessa israelita de mais ajuda em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas