"Foste o meu capitão durante anos, mas, acima de tudo, foste sempre um amigo verdadeiro, presente nos bons e nos maus momentos. A tua voz firme, o teu olhar determinado, o teu abraço depois de cada vitória... ficam gravados para sempre", escreveu Baía na rede social Instagram.
O antigo guarda-redes dos 'dragões' e que foi também, recentemente, administrador da SAD do FC Porto, escreveu uma mensagem emotiva no seu perfil, sublinhando que se o futebol perdeu um dos maiores guerreiros, ele perdeu um capitão e amigo.
"Jorge Costa não era apenas o líder dentro de campo --- era a alma do balneário, o exemplo de coragem, entrega e amor à camisola. Tivemos o privilégio de partilhar tantos momentos juntos, tantas conquistas, tantas lutas. E vencemos. Vencemos campeonatos, taças e, sobretudo, vencemos pela forma como vivemos o futebol: com paixão e lealdade", acrescentou.
No final, o antigo guarda-redes explicou o quanto lhe custa escrever neste momento: "Porque o mundo do futebol nunca estará completo sem ti. Porque não devias ter partido tão cedo. Mas a tua memória viverá em cada título conquistado, em cada história contada, em cada coração que tocaste com a tua força e generosidade. Descansa em paz!".
Os dois jogadores 'cresceram' juntos no FC Porto, primeiro na formação dos 'dragões' e, depois, na equipa principal a partir de 1992/93, quando o defesa-central regressou para se afirmar no eixo da defesa 'azul e branca'.
Jorge Costa, que agora era o diretor para o futebol profissional do FC Porto, morreu hoje aos 53 anos.
Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Leia Também: FC Porto chora a morte de Jorge Costa: "Lendário capitão"