As movimentações do Sporting neste mercado continuam em marcha e podem vir a intensificar-se nos próximos dias, dada as necessidades atuais do plantel às ordens de Rui Borges, quer nas saídas como nas entradas.
Se pensava que as mudanças no clube de Alvalade seriam apenas em torno de Viktor Gyokeres e o seu substituto, desengane-se, já que há muitos nomes associados aos leões, que chegando podem levar a que outros jogadores caminhem para outros rumos nas suas carreiras.
Laterais 'em brasa' após reforços
Ricardo Mangas e Giorgios Vaggianidis estão prestes a ser apresentados como reforços dos bicampeões nacionais e vêm trazer soluções para o treinador leonino, mas também alguns problemas a tratar sobre a profundidade e rotatividade do plantel, onde terá de limar algumas arestas.
No lado direito conta, assim, com quatro jogadores com qualidade suficiente para serem aposta na rotação. Com a renovação de Diogo Travassos e sendo uma 'peça' mais jovem neste 'puzzle', o técnico transmonstano acaba por 'encostar' mais Ricardo Esgaio, que poderá mesmo estar de saída do clube de Alvalade, tendo inclusive mercado no Brasileirão, com o Corinthians a estar interessado no jogador de 32 anos.
Quem parece ser imprescindível para os planos de Rui Borges é Iván Fresneda, que ainda deverá permanecer nas escolhas iniciais do timoneiro leonino até Vaggianidis se ambientar e retomar o ritmo que ainda não tem com os novos colegas, sendo que, ainda assim, o lateral direito espanhol será uma opção de 'luxo' ao dispor do português.
De recordar que o ex-jogador do Panathinaikos fez apenas uma partida oficial esta temporada, que não foi completa devido a um duplo cartão amarelo no encontro frente ao Rangers, na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, de onde a equipa treinada pelo luso Rui Vitória acabou por cair, estando agora na calha para enfrentar o Besiktas na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.
Já na ala esquerda, a situação assemelha-se e faz prever saídas nesse setor, já que Maxi Araújo e Ricardo Mangas deverão lutar pela titularidade. Nuno Santos sempre foi muito apreciado pelo treinador Rui Borges e, estando ainda lesionado, deve-se manter na equipa leonina para lutar pelo seu espaço após o final da reabilitação.
Quem deve sofrer com esta contratação do ex-Vitória SC é Matheus Reis. O defesa brasileiro não beneficiou da mudança de sistema para uma linha a quatro unidades e acabou por ser opção exclusiva para a lateral esquerda, perdendo a sua versatilidade que o vinha a manter nos eleitos. O jogador terá alguns interessados no Brasil e ainda no Médio Oriente, com clubes do Qatar, segundo o jornal A Bola, a ponderarem avançar com uma proposta de um atleta que se encontra no seu último ano de contrato com o emblema verde e branco.
Centro da defesa deve sofrer alterações até ao fim do mês
O eixo defensivo de Rui Borges continua a ser uma incógnita também no seu miolo, já que há interesse em duas das cinco peças disponíveis para a posição de defesa central, com Ousmane Diomande e Jeremiah St. Juste a suscitarem possíveis ofertas de clubes europeus.
O jogador nascido nos Países Baixos tem interessado ao Besiktas, que continua a procurar efetuar muitos negócios em Portugal e na I Liga, estando mesmo dispostos a colocar uma proposta formal em cima da mesa.
Isto deverá agradar aos dirigentes do Sporting, uma vez que o central realizou apenas cerca de 55% dos encontros em que poderia ter figurado desde a sua chegada do Mainz, em 2022/23, por uma verba a rondar os 10 milhões de euros.
Já Ousmane Diomande continua na calha do Crystal Palace, que poderá perder Marc Guéhi para o Liverpool ou até para o Newcastle, pelo que esta poderá ser uma das próximas áreas em que os responsáveis leoninos se foquem para reforçar nas próximas semanas.
Leia Também: Esgaio na mira do Corinthians e lidera 'comboio' de saída do Sporting