É já na próxima sexta-feira, pelas 20h15 (hora de Portugal Continental), que o Sporting irá dar o 'tiro de partida' na temporada de 2025/26 da I Liga, na deslocação ao Estádio Municipal de Rio Maior, onde terá pela frente o Casa Pia. Um encontro que terá um significado especial para Pedro Gonçalves.
Adquirido há praticamente cinco anos (o anúncio formal da aquisição ao Famalicão foi feito a 18 de agosto de 2020), o jogador natural de Vidago, em Chaves, cimentou-se como figura incontornável da formação verde e branca, sob as ordens, quer de Ruben Amorim, quer de Rui Borges, pelo que se prepara, agora, para realizar o 200.º jogo de leão ao peito.
O objetivo passará, claro está, por vencer e conquistar os três primeiros pontos com vista à revalidação do título de campeão nacional. Mas, no plano individual, o criativo atravessa, aos 27 anos de idade, uma fase potencialmente decisiva da carreira.
Se, em Alvalade, o camisola número 8 é tido como uma figura unânime, no plano nacional, o cenário é radicalmente diferente, visto que, apesar dos elogios recorrentes da parte do selecionador, Roberto Martínez, tarda em ser uma aposta regular.
Os números falam, de resto, por si. Em 30 jogos realizados ao leme de Portugal, o espanhol utilizou o transmontano... por uma vez. Foi a 5 de setembro de 2024, quando o lançou para o lugar de Vitinha, em cima do apito final para o triunfo conquistado na receção à Croácia, por 2-1.
Curiosamente, a última vez que o convocou foi no passado mês de maio, para a final four da Liga das Nações... quando ainda procurava recuperar a melhor forma física, na sequência de um 'calvário' de lesões que o manteve afastado entre novembro de 2024 e abril de 2025.
"Preso por ter cão e por não ter! O Pote é importante, não só de agora, tem muita concorrência na sua posição. Os jogos na Alemanha serão exigentes e ele trabalhou muito e fez um bom desempenho", afirmou o próprio timoneiro da equipa das quinas, na altura, para justificar a opção.
Um 'novo Pote'
O Pedro Gonçalves que pisará o relvado do Estádio Municipal de Rio Maior, na próxima sexta-feira, será, de resto, radicalmente diferente daquele que pisou o do Estádio de Alvalade, na derradeira jornada da última época da I Liga, quando marcou o golo que abriu caminho ao triunfo sobre o Vitória SC, por 2-0, e consequente conquista do bicampeonato.
Agora, não restam dúvidas quanto ao facto de o internacional português estar na posse das melhores condições físicas, como ficou à vista no passado dia 31 de julho, quando disputou os 90 minutos da Supertaça Cândido de Oliveira, que culminou numa derrota perante o Benfica, no Estádio do Algarve, por 0-1.
No entanto, as novidades não se ficam por aqui, e prolongam-se ao plano... mais íntimo. Isto porque, numa entrevista concedida recentemente à RTP, o próprio confirmou que já foi pai pela primeira vez, e logo de gémeas, quando questionado sobre se ainda existia a possibilidade de abandonar o clube.
"Sendo o mais sincero possível, a minha vida pessoal está um bocado complicada, que tive agora as minhas filhas. Então, certamente fico aqui mais um ano. No próximo ano não sei, mas este ano é mais do que certo", afirmou.
Estão, assim, lançados os dados para a nova temporada de Pedro Gonçalves, que, espera o próprio, só termine com a obtenção do 'bilhete' para Estados Unidos da América, México e Canadá. O primeiro sinal de Roberto Martínez será dado nas próximas semanas, quando divulgar a lista de convocados para o duplo embate de apuramento para o Mundial'2026, perante Arménia e Hungria.
Leia Também: Revolução em marcha nas alas 'obriga' a mudanças (e vendas) no Sporting