O Benfica joga esta quarta-feira o início e o futuro da sua caminhada nesta edição da Liga dos Campeões, que começa na terceira pré-eliminatória da prova milionária. Depois de conquistarem a Supertaça Cândido de Oliveira com uma vitória ante o Sporting, por 1-0, as águias querem continuar a voar no sul de França de modo a seguir em frente no caminho para a fase de liga únida da competição.
O Nice quer chegar pela primeira vez na sua história à fase de liga da Champions, tendo chegado a esta fase depois de terem alcançado o quarto lugar da Ligue 1, em França.
Com uma pré-temporada bem conseguida, com apenas uma derrota e um empate em seis partidas realizadas, com a mais recente a ser um triunfo, por 3-2, diante dos ingleses do Sheffield United.
Já o Benfica vem com a moral em alta, uma vez que acabaram de conquistar um troféu numa final frente ao eterno rival Sporting. Ainda assim, não terão à sua disposição o extremo Kerem Akturkoglu, devido a lesão.
O histórico de confrontos entre os dois clubes não é muito extenso, com apenas um jogo amigável na sua história, em 2022/23, com os encarnados a vencerem confortavelmente por 3-0, com golos a serem marcados por Rafa Silva, Nicolás Otamendi e Gilberto.
Estas duas equipas têm algo em comum neste pré-época, uma vez que já derrotaram um dos possíveis adversários da próxima fase, com o Nice a vencer o Feyenoord e o Benfica a bater o Fenerbahçe.
O vencedor deste duelo a dois jogos já sabe que irá defrontar a equipa que sair 'por cima' do embate entre o Feyenoord e o Fenerbahçe. Caso o Benfica sorria desta eliminatória, terá dos dois lados um reencontro em vista, com José Mourinho do lado dos turcos e Casper Tengstedt do lado dos neerlandeses, que também têm no plantel o antigo alvo do clube da Luz, Anis Hadj Moussa.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada pelo inglês Michael Oliver, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Franck Haise:
Sem medo do Benfica: "Não precisamos de falar muito do Benfica. É uma grande equipa. Tem jogadores de topo. Mas, o que importa é aquilo que vamos fazer. Temos de acreditar que vamos ganhar. É essa a nossa arma. Se entramos em campo assustados, não vamos a lado nenhum".
Iniciativa vai ser do Nice: "Temos de estar convencidos de que somos capazes. Amanhã [quarta-feira] lá estaremos com os nossos pontos fortes. Queremos mostrar a nossa melhor imagem, A única coisa obrigatória é dar o nosso melhor. Prefiro que tomemos a iniciativa, mesmo que isso signifique cometer erros, em vez de esperar pelo que acontece ou deixar o Benfica jogar".
Bruno Lage:
Ausência de Akturkoglu: "O Akturkoglu lesionou-se e isso não lhe permite estar no jogo. Sobre questões das notícias na Turquia, é mercado. Terei a oportunidade de falar no final do mercado. A narrativa do criativo não sei de onde vem. Os jogadores que temos são criativos. Todos têm criatividade de decisão e não entendo essa parte. Somos uma equipa com enorme qualidade e vamos continuar a trabalhar para mostrar em campo a criatividade coletiva que temos."
Ivanovic vai a jogo: "O Ivanovic vai estar disponível para jogar. Já fez a pré-época no antigo clube dele, tem treinado muito bem e tido uma adaptação muito boa. Este é um jogo muito importante, mas não decisivo. É uma eliminatória a duas mãos."
É preciso um criativo?: "Tenho dificuldade em entender essa parte do criativo, vou ser honesto. O que é um criativo? Um jogador de último passe, que finte jogadores? Temos jogadores assim na nossa equipa. Temos é de continuar a trabalhar para construir o melhor plantel até fecho do mercado. Jogadores com qualidade, talento, que consigam ter o momento ofensivo que o Andreas, por exemplo, oferece, e depois o momento defensivo. É um miúdo com uma mentalidade muito boa e sabe no que tem de melhorar. O que temos de fazer é construir a nossa criatividade coletiva. Ser equipa. E isso já demonstrámos. Ter agressividade desportiva, e toco novamente nessa questão, essa é o que eu controlo. Não gosto de falar do perfil dos jogadores, mas o perfil dos jogadores que contratámos foi com isso em conta. Esse é o caminho que temos de fazer na construção do plantel."
Últimos resultados
Nice: V-E-V-D-V
Benfica: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Nice: Yehvann Diouf, Juma Bah, Melvin Bard, Antoine Mendy, Dante, Jonathan Clauss, Morgan Sanson, Hichem Boudaoui, Badredine Bouanani, Evann Guessand, Terem Moffi.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis, Kerem Akturkoglu.
Ausências
Nice: Evann Guessand, Tanguy Ndombélé e Youssouf Ndayishimiye (lesionados).
Benfica: Kerem Akturkoglu, Tomás Araújo, Nuno Félix, Bruma, Alexander Bah e Manu Silva (lesionados).
Leia Também: Lição sobre criativos, ausência e 'tabu' no mercado. O que disse Lage
Leia Também: Defrontou Nice na pré-época e dá dica a Lage: "Vai desregular jogo deles"
Leia Também: Lage confirma ausência de Akturkoglu e fala sobre rumores: "É mercado"