Internacional português em 16 ocasiões, o antigo guarda-redes expressou o desejo de assistir a um campeonato "mais atrativo", com menores diferenças entre as 18 equipas, e enalteceu as contratações até agora realizadas, sobretudo a do médio colombiano, de 25 anos, ex-Palmeiras, protagonista da contratação mais cara da história das 'águias', por 27 milhões de euros (ME).
"É um jogador que pode ser uma mais-valia para este campeonato, obviamente para o Benfica. Parece-me que é um jogador que chegou com 'rótulo', com valor. Traz na 'mochila' um valor alto para a contratação, mas parece-me que, dentro do campo, tem tentado adaptar-se rapidamente ao contexto do Benfica. Parece-me uma contratação muito forte", vincou, em declarações à Lusa.
O ex-jogador, de 43 anos, considerou que as restantes 'caras' novas do Benfica têm exibido "bastante qualidade", assim como os reforços do FC Porto, entre os quais sobressai o médio dinamarquês Victor Froholdt, contratado ao Copenhaga por 20 ME, valor apenas superado na história 'azul e branca' pelo de Samu (32 ME).
"Parece-me que o presidente e a estrutura do FC Porto estão a dar um claro sinal de que esse 'gap' [diferença] que existiu entre o Porto e os dois rivais no ano passado era demasiado para a história e os pergaminhos do clube. Parece-me que o FC Porto quer encurtar essa diferença que existiu na temporada passada com boas contratações", observou.
Beto Pimparel reconhece que o bicampeão Sporting, conjunto que abre a edição 2025/26 da I Liga, com a visita ao Casa Pia, na sexta-feira, perdeu "o jogador mais influente do campeonato nos últimos anos", o avançado Gyökeres, reforço do Arsenal após dois anos em Portugal com 97 golos, mas crê que "as rotinas e os mecanismos bem oleados" de épocas anteriores podem ser 'trunfo' para os 'leões'.
"Não me parece que o Sporting tenha uma quebra abrupta. Poderá ser uma época mais difícil, porque é incontornável assumir a preponderância que tinha o Gyökeres. Saiu um jogador fundamental, mas fica uma estrutura e uma equipa praticamente iguais em relação aos últimos anos", vincou.
Presença habitual entre os quatro primeiros classificados da I Liga nos últimos 25 anos, o Sporting de Braga encara a temporada 2025/26 com os dois reforços mais caros da sua história, o avançado Pau Victor, ex-FC Barcelona (12 ME), e o médio Mario Dorgeles, contratado aos dinamarqueses do Nordsjaelland (11 ME), circunstância que gera expetativas ao antigo guarda-redes.
"As contratações do Braga foram cirúrgicas, muito boas no plano teórico. (...) O Braga já nem está naquele processo de crescimento rápido. Já está num processo de amadurecimento competitivo para que dê esse passo final a nível de competitividade para que possa finalmente bater de frente com Porto, Benfica e Sporting", realçou.
Convencido de que seria "excelente para todos os adeptos" uma "luta a quatro" pelo título, o antigo guarda-redes de Leixões, FC Porto, Sporting de Braga e Sporting vaticinou que o próximo campeonato pode inverter a tendência em curso há uma década de "quebra significativa de qualidade" nos plantéis.
"Avizinho uma temporada muito mais equilibrada, muito mais animada, muito mais atrativa, muito mais emocionante, com os 'três grandes' em lutas diretas, com diferenças mínimas na tabela classificativa, com mais qualidade em relação à temporada passada", salientou.
Pela primeira vez utilizado no principal campeonato português em 2007, ao serviço do Leixões, quando tinha 25 anos, Beto Pimparel considerou ainda que é hoje "muito mais fácil" os clubes apostarem nos jovens futebolistas lusos, quer pela necessidade de se "reinventarem todos os anos a nível financeiro", quer pela crescente aplicação das receitas em infraestruturas e formação.
"Os clubes portugueses não conseguem ser tão competitivos como a maior parte dos grandes clubes dos grandes campeonatos europeus. Portugal tem de se reinventar todos os anos. Os clubes têm de se reinventar todos os anos a nível financeiro, de ter uma boa equipa de 'scouting', de procurar mercados periféricos, jogadores jovens e apostar na própria formação", descreve.
TYME // MO
Lusa/Fim