O Sporting terá alcançado, de uma vez por todas, um acordo com o Arsenal tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Viktor Gyokeres, colocando, desta maneira, um ponto final naquela que foi uma das mais prolongadas 'novelas' deste mercado de verão.
De acordo com informações adiantadas, esta terça-feira, por Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado em questões relacionadas com o defeso, os bicampeões nacionais em título irão realizar um encaixe financeiro na ordem dos 63,5 milhões de euros, podendo este ascender aos 73,5 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
As bases deste entendimento estavam, há largos dias, lançadas por ambos os clubes. No entanto, as negociações atingiram um impasse quando a direção liderada por Frederico Varandas 'bateu o pé', insistindo que a vertente variável de dez milhões de euros ficasse dependente de objetivos de simples concretização.
No entanto, ao que tudo indica, nas últimas horas, portugueses e ingleses terão conseguido desbloquear as conversações. Algo que, em parte, só foi possível depois de o empresário do internacional sueco, o compatriota Hasan Çetinkaya, ter, também ele, cedido e aceite reduzir a comissão de 10% a que teria direito.
Reencontro com Amorim fica sem efeito
Outro fator preponderante para este desfecho foi a vontade do próprio Viktor Gyokeres, que, desde cedo, deixou bem claro que só iria abandonar o Sporting (clube com o qual mantém contrato válido por mais três temporadas, 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros) para seguir viagem rumo ao Arsenal.
No passado fim de semana, o Manchester United, equipa orientada pelo treinador português Ruben Amorim (o mesmo que potenciou a sua 'explosão', em Alvalade, ao longo das duas últimas temporada) ainda tentou 'intrometer-se' nas negociações, mostrando-se disponível para apresentar uma proposta próxima daquela que os eternos rivais londrinos tinham 'na manga'.
No entanto, a resistência do goleador natural de Estocolmo em partir para outro destino que não o Emirates Stadium levou os red devils a abandonarem o diálogo. Resistência essa que também acabou, de imediato, com o interesse que a situação suscitou, também, na Arábia Saudita.
À espera, em Londres, Viktor Gyokeres terá à espera um contrato válido para as cinco próximas temporadas. A estreia a nível oficial, com a camisola dos gunners, pode surgir já no próximo dia 17 de agosto, perante... o Manchester United, em Old Trafford, naquele que é o embate 'cabeça de cartaz' da nova campanha da Premier League.
De volta à Premier League para vingar
Viktor Gyokeres irá, assim, dispor de uma segunda oportunidade para vingar, na Premier League, depois de ter fracassado na primeira tentativa, ao serviço do Brighton, entre 2017 e 2021. Um período no qual disputou apenas cinco jogos oficiais, por entre os empréstimos a St. Pauli, Swansea City e Coventry City.
Foi, de resto, neste último destino que começou a dar a volta à carreira. Na região de West Midlands, somou um total de 43 golos e 17 assistências ao cabo de 116 partidas oficiais, números que chamaram a atenção do Sporting, que se chegou à frente, com cerca de 20 milhões de euros, para o 'resgatar', no verão de 2023.
Leia Também: Sem Gyokeres, este Sporting 'trinca' pouco e precisa mesmo de Geny(o)