O Panathinaikos, de Rui Vitória, começou, esta terça-feira, com o pé esquerdo na Liga dos Campeões, ao perder, por 0-2, em Glasgow, frente ao Rangers, em jogo da primeira mão da 2.ª pré-eliminatória.
Os primeiros 45 minutos foram equilibrados e o nulo justificou-se. O arranque da segunda parte foi animado. O médio Filip Djuricic, ex-Benfica, rematou para defesa atenta do guarda-redes Butland, que iniciou rapidamente um contragolpe. O médio Findlay Curtis (52'), de apenas 18 anos, pegou na bola e atirou de forma colocada junto ao poste direito da baliza grega.
Aos 57', o lateral Georgios Vagiannidis, associado ao Sporting neste mercado de transferências, recebeu o segundo cartão amarelo e consequentemente ordem de expulsão, deixando o Panathinaikos reduzido a dez elementos em campo para o que restava da partida. Aos 77', o avançado Djeidi Gassama dilatou a vantagem dos escoceses, novamente com um potente disparo à entrada da área, explorando a apatia defensiva do adversário naquela zona do terreno.
No dia 30 de julho, em Atenas, o Panathinaikos tentará reverter uma complicada desvantagem de modo a não cair já na prova milionária.
Portugueses em destaque na noite de Champions
O Lech Poznan, campeão da Polónia, 'dizimou' os islandeses Breidablik, com uma goleada caseira, por 7-1. Os portugueses Joel Pereira e Afonso Sousa foram titulares e deixaram a sua marca. O primeiro, ex-Vitória SC e Ac. Viseu, assinou o terceiro golo da ampla vitória.
Nota ainda para a vitória caseira, por 2-0, do Copenhaga sobre o Drita, do Kosovo,, naquele que foi o primeiro jogo do campeão dinamarquês sem o médio Victor Froholdt, de 19 anos, que já está no Norte para assinar pelo FC Porto. O jovem internacional pela Dinamarca vai custar um valor a rondar os 20 milhões de euros, mais dois em objetivos.
A oficialização da contratação irá acontecer em breve, sendo que o jogador deverá, depois, juntar-se aos novos companheiros na Áustria, onde o plantel, liderado por Francesco Farioli, está a estagiar.
Benfica sem adeptos em Nice na próxima fase da Champions
O Benfica confirmou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta terça-feira, que irá estrear-se na temporada de 2025/26 da Liga dos Campeões sem adeptos nas bancadas, no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória, que irá realizar-se no Allianz Riviera, perante o Nice, no próximo dia 5 ou 6 de agosto.
Em causa, recorde-se, estão incidentes que remontam ao passado dia 11 de março. Mais concretamente, à partida da segunda mão dos oitavos de final da principal competição europeia de clubes, perante o Barcelona, da qual o Benfica saiu derrotado do Estádio Olímpico Lluís Companys, por 3-1, depois de já ter perdido o primeiro duelo, no Estádio da Luz, por 0-1, culminando, desta maneira, na eliminação.
Na altura, o árbitro, o francês François Letexier, chegou mesmo a ver-se obrigado a interromper o encontro, devido à utilização de pirotecnica por parte dos adeptos encarnados. Já após o apito final, estes envolveram-se, ainda, em confrontos físicos com assistentes de recintos desportivos, o que motivou o agravamento da pena.
Leia Também: Rui Costa detalha revolução e revela lotação de 80 mil lugares na Luz