O Benfica confirmou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta terça-feira, que irá estrear-se na temporada de 2025/26 da Liga dos Campeões sem adeptos nas bancadas, no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória, que irá realizar-se no Allianz Riviera, perante o Nice, no próximo dia 5 ou 6 de agosto.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que, na sequência do castigo recentemente imposto pela UEFA relativo ao jogo frente ao FC Barcelona, encontra-se impedido de comercializar bilhetes para o encontro da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Nice, agendado para os dias 5 ou 6 de agosto, em França", começa por referir a nota.
"Mais se informa que o Clube se encontra sob pena suspensa durante dois anos, podendo ser novamente impedido de vender bilhetes aos seus adeptos em jogos fora de casa, caso se registem comportamentos indevidos", prossegue.
"O Sport Lisboa e Benfica apela, por isso, a todos os seus sócios e adeptos para que continuem a representar o Benfica com elevação, civismo e respeito, dentro e fora dos estádios. A paixão que nos move deve sempre ser acompanhada por comportamentos que dignifiquem o clube, protejam os seus interesses e contribuam para que nada nem ninguém limite o apoio incondicional que caracteriza os benfiquistas em todo o mundo", completa.
Em causa, recorde-se, estão incidentes que remontam ao passado dia 11 de março. Mais concretamente, à partida da segunda mão dos oitavos de final da principal competição europeia de clubes, perante o Barcelona, da qual o Benfica saiu derrotado do Estádio Olímpico Lluís Companys, por 3-1, depois de já ter perdido o primeiro duelo, no Estádio da Luz, por 0-1, culminando, desta maneira, na eliminação.
Na altura, o árbitro, o francês François Letexier, chegou mesmo a ver-se obrigado a interromper o encontro, devido à utilização de pirotecnica por parte dos adeptos encarnados. Já após o apito final, estes envolveram-se, ainda, em confrontos físicos com assistentes de recintos desportivos, o que motivou o agravamento da pena.
Caminhada milionária... e decisiva
A visita ao Nice será, de resto, o primeiro passo que o Benfica irá procurar dar no sentido do apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões. Em caso de vitória no conjunto das duas mãos, a equipa orientada por Bruno Lage ainda terá de enfrentar um playoff, sendo que o sorteio deste está agendado para o próximo dia 4 de agosto.
Esta é uma caminhada 'recheada' de milhões e potencialmente decisiva para o futuro próximo do clube da Luz, uma vez que, é preciso não esquecer, este tem eleições agendadas já para 25 de outubro. Aí, Rui Costa irá responder pelos adeptos pelo trabalho desenvolvido ao longo dos quatro últimos anos, e, pela frente, terá (pelo menos), João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Borges Coutinho Mayer e Cristóvão Carvalho. Resta, agora, saber se o seu antecessor, Luís Filipe Vieira, também irá a votos, o que deverá ficar esclarecido, dentro em breve.
Leia Também: "Benfica District". Os detalhes da 'revolução' de Rui Costa para a Luz