Depois de um fim de semana de pausa, o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 regressa este fim de semana com o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps. É o terceiro evento Sprint da época, o que significa duas corridas e duas qualificações.
A McLaren está a dominar a época, com Oscar Piastri a liderar o campeonato. No entanto, o australiano tem apenas mais oito pontos do que o colega Lando Norris - que está na sua melhor fase de 2025, contabilizando vitórias nas últimas duas rondas.
Spa-Francorchamps é um palco de boa memória para Piastri: foi lá que em 2023 liderou pela primeira vez uma corrida e terminou no top três - isto na corrida Sprint. Mas, no ano passado, o piloto subiu ao pódio do Grande Prémio belga ao ser segundo.
Em terceiro no campeonato está Max Verstappen (Red Bull), que enfrenta uma das suas rondas caseiras já que é belga do lado materno, nasceu no país e lá deu os primeiros passos no karting. Para a formação austríaca, esta é a primeira prova desde a saída de Christian Horner do cargo de diretor-executivo e chefe de equipa. Laurent Mekies estreia-se nas funções.
A Mercedes, em particular com George Russell, já mostrou ser capaz de lutar por vitórias este ano, enquanto a Ferrari deposita esperanças na atualização da suspensão traseira do seu monolugar para finalmente terminar no lugar mais alto do pódio. Charles Leclerc é o melhor da Scuderia neste momento, em quinto logo na frente de Lewis Hamilton - que ainda não tem qualquer top três numa corrida principal.
As previsões meteorológicas atuais apontam para a possibilidade de chuva ao longo do GP da Bélgica, o que poderá dar aso a algumas surpresas - algo que já aconteceu na ronda anterior em Silverstone, com Nico Hülkenberg a levar um Sauber ao lugar mais baixo do pódio.
Desde 2018, apenas três pilotos venceram em Spa-Francorchamps: Charles Leclerc por uma vez, Lewis Hamilton em duas ocasiões (inclusive no ano passado, sendo a sua última vitória pela Mercedes) e Max Verstappen consecutivamente de 2021 a 2023.
Como Grande Prémio Sprint, a jornada da Bélgica terá apenas um treino livre, antes de começar a competição com a qualificação para a corrida Sprint. O sábado fica reservado à corrida Sprint e à qualificação para a corrida principal - sendo que esta se realiza, como tradicionalmente, no domingo.
Os horários apresentados são pela hora de Portugal Continental (menos uma hora nos Açores).
- Sexta-feira, 25 de julho
- 11h30-12h30: Treino 1
- 15h30-16h14: Qualificação Sprint
- Sábado, 26 de julho
- 11h00-12h00: Corrida Sprint
- 15h00-16h00: Qualificação
- Domingo, 27 de julho
- 14h00: Corrida
Leia Também: Fórmula 1. McLaren domina e Piastri lidera a meio da época