O cunhado do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva e um funcionário da autarquia são as vítimas mortais de uma colisão rodoviária na Estrada Nacional 329 (EN329), ocorrida na noite de quinta-feira. O município decretou três dias de luto municipal devido ao "trágico acidente".
A colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu pelas 21h00 perto de uma curva, na localidade de Queiriga. Na noite de quinta-feira, fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) indicou à Lusa, que um homem de 58 anos morreu e outro, de 47 anos, ficou em estado grave. Já esta manhã, o Diário de Viseu adiantou que a vítima não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.
Segundo a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, as vítimas são Sérgio Rochinha, cunhado do vice-presidente do município, e Luís Miguel Carvalho, funcionário municipal.
"Considerando o trágico acidente de viação ocorrido ontem, à noite, e que vitimou o advogado Dr. Sérgio Rochinha, cunhado do Sr. Vice-Presidente desta Câmara Municipal, e o funcionário municipal Sr. Luís Miguel Carvalho, genro do Sr. Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, e a consternação que este trágico evento causou e continua a causar na comunidade paivense em geral, expresso, em meu nome e em nome desta Câmara Municipal, o nosso pesar, solidariedade e sinceras condolências à família e amigos dos falecidos", escreveu o presidente da autarquia, Paulo Marques, num despacho divulgado esta sexta-feira.
Face ao acidente, foram canceladas as festividades do município e "demais atividades de lazer que iriam decorrer este fim de semana".
Foi também decreto "luto municipal pelo período de três dias, de 8 a 10 de agosto de 2024" e determinado o "inerente hasteamento a meia haste da bandeira do Município de Vila Nova de Paiva, no Edifício dos Paços do Município, e em todos os edifícios públicos municipais".
O acidente, sublinhe-se, levou ao encerramento da EN329 em ambos os sentidos durante quase seis horas, tendo sido reaberta apenas pelas 2h43.
De acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, acorreram ao local 21 operacionais, apoiados por sete viaturas.
A dupla Anjos era uma das bandas que iriam subir ao palco do VERPAIVA, as Festas do Município de Vila Nova de Paiva. Nas redes sociais, os irmãos anunciaram, "com profundo respeito e solidariedade", o cancelamento do concerto agendado para a noite de domingo, 10 de agosto.
"É com profundo respeito e solidariedade que informamos o cancelamento do concerto dos Anjos (tal como de todas as Festas do Município) previsto para este domingo, dia 10 de agosto, em Vila Nova de Paiva. A decisão surge na sequência do falecimento trágico de duas pessoas ligadas à autarquia", anunciaram nas redes sociais.
"Neste momento de dor, queremos endereçar as nossas mais sentidas condolências às famílias enlutadas, amigos, à comunidade paivense e à Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva. Mais do que qualquer evento, importa a vida e o respeito pelo próximo. Estaremos convosco em pensamento". Com carinho, Nelson e Sérgio Rosado", acrescentaram.
Leia Também: Colisão provoca morte de duas mulheres na A4 em Mirandela