Diretor de teatro russo Yuri Butusov morre por afogamento na Bulgária

O russo Yuri Butusov, um dos diretores de teatro mais prestigiados do país, morreu hoje, aos 63 anos, por afogamento na Bulgária, informou hoje o 'site' Medusa, citando vários colegas.

Yury Butusov

© Teatro Vakhtangov

Lusa
10/08/2025 16:14 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Óbito

Exilado após o início da guerra na Ucrânia, Butusov estava atualmente de férias com a família nas margens do Mar Negro, avançou o atual diretor do Teatro Vakhtangov, Kiril Krok.

 

Vencedor seis vezes da Máscara de Ouro, recebeu o último prémio em 2021 por um espetáculo baseado numa peça do escritor sueco Henrik Ibsen.

Nascido em Leningrado, trabalhou no Teatro Lensovet de 1996, onde o dirigiu até 2004, e depois de 2011 a 2018, quando então dirigiu o Teatro Vakhtangov.

Ao longo de sua carreira de sucesso, também trabalhou em teatros como o Satirikon - onde estreou peças como Ricardo III e Rei Lear -, Tchekhov e Pushkin, além de encenar peças em países como Dinamarca, Noruega e Coreia do Sul.

Butúsov deixou o cargo de diretor do Teatro Vakhtangova em novembro de 2022, enquanto estava em Paris, e depois trabalhou nos países bálticos.

Várias personalidades da cultura russa, entre os quais diretores, escritores, atores, músicos e roteiristas, emigraram após o início da campanha militar russa na Ucrânia.

Leia Também: "Coração parou". Ator espanhol sofre ataque cardíaco em peça de teatro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas