Timor-Leste quer liderar grupo dos Países Menos Desenvolvidos na COP 30

Timor-Leste vai candidatar-se à presidência do grupo dos Países Menos Desenvolvidos (PMD), no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 30), que se realizará em novembro em Belém, no Brasil.

UN Climate Change Conference COP29

© Lusa

Lusa
31/07/2025 10:08 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Timor-Leste

"Timor-Leste está atualmente a preparar-se para assumir a liderança do grupo dos Países Menos Desenvolvidos do mundo e irá apresentar essa candidatura na COP 30, em Belém, no Brasil", disse o enviado especial de Timor-Leste para as Alterações Climáticas, Adão Soares Barbosa.

 

O embaixador falava aos jornalistas após uma sessão de sensibilização sobre alterações climáticas a nível regional e global no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Díli.

O Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, ocupa atualmente a posição de presidente do grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC -- Least Developed Countries) nas Nações Unidas.

Adão Soares Barbosa destacou também que os 46 países membros do grupo dos países menos desenvolvidos já manifestaram o seu total apoio à candidatura de Timor-Leste.

"Neste momento, lideramos já algumas áreas a nível global, nomeadamente no fornecimento de formação aos países menos desenvolvidos para a elaboração dos seus planos nacionais de adaptação e a implementação das suas prioridades de adaptação no contexto dos seus próprios países", explicou.

Naquele âmbito, o embaixador Adão Soares Barbosa tem percorrido alguns países do mundo.

"Recebi um mandato da Conferência das Partes para fornecer formação e também orientações a todos os países menos desenvolvidos, para que possam elaborar e implementar os seus planos nacionais de adaptação nos seus territórios", afirmou.

Leia Também: Timor acompanha com preocupação situação na Tailândia e Camboja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas