O jornal norte-americano New York Times (NYT) divulgou, na noite de terça-feira, um esclarecimento relacionado com uma fotografia de uma criança num artigo intitulado "Os habitantes de Gaza estão a morrer à fome".
A fotografia mostra Mohammed Zakaria al-Mutawaq, de 18 meses, no colo da mãe com um corpo emaciado. O artigo tinha como objetivo alertar para os riscos de fome em Gaza, após Israel ter imposto um bloqueio à entrega de ajuda humanitária. No entanto, a criança sofre de problema de saúde pré-existentes.
"As crianças em Gaza estão desnutridas e famintas, conforme documentado por repórteres do New York Times e outros. Recentemente, publicámos uma reportagem sobre os civis mais vulneráveis de Gaza, incluindo Mohammed Zakaria al-Mutawaq, que tem cerca de 18 meses e sofre de desnutrição grave", começou por explicar o New York Times numa nota divulgada nas redes sociais.
O jornal adiantou, ainda, que obteve "novas informações" sobre a criança, "incluindo do hospital que a tratou e dos seus registos médicos". Por isso, decidiu atualizar a reportagem para "adicionar contexto sobre os seus problemas de saúde pré-existentes".
We have appended an Editors' Note to a story about Mohammed Zakaria al-Mutawaq, a child in Gaza who was diagnosed with severe malnutrition. After publication, The Times learned that he also had pre-existing health problems. Read more below. pic.twitter.com/KGxP3b3Q2B
— NYTimes Communications (@NYTimesPR) July 29, 2025
No artigo, o New York Times explicou que "Mohammed Zakaria al-Mutawaq, que tem cerca de 18 meses e nasceu durante a guerra, vive com a mãe e o irmão numa tenda numa praia de Gaza".
A criança, "de acordo com o seu médico, tinha problemas de saúde pré-existentes que afetavam o seu cérebro e o seu desenvolvimento muscular".
No entanto, "a sua saúde deteriorou-se rapidamente nos últimos meses, à medida que se tornou cada vez mais difícil encontrar comida e cuidados médicos, e a clínica médica que o tratou disse que ele sofre de desnutrição grave".
"Olho para ele e não consigo evitar chorar", lamentou a mãe da criança, Hedaya al-Mutawaq, de 31 anos, ao New York Times. "Vamos para a cama com fome e acordamos a pensar apenas em como encontrar comida".
A fotografia de Mohammed ao colo da mãe tornou-se, ao longo dos últimos dias, um símbolo da crise de fome em Gaza e foi capa do New York Times na passada sexta-feira.
O ex-primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, foi uma das vozes críticas ao esclarecimento do New York Times, considerando ser "simplesmente inacreditável".
"Depois de gerar uma onda de ódio contra Israel com aquela imagem aterradora, o NYT agora admite discretamente que o menino tinha doenças pré-existentes", atirou.
"NYT, vocês sabiam que o Hamas usa bebés com doenças pré-existentes. Há meses que dizemos isso. Vocês sabiam exatamente o que essa imagem causaria", acrescentou, frisando estar em causa uma "calúnia sangrenta".
This is simply unbelievable.
— Naftali Bennett נפתלי בנט (@naftalibennett) July 29, 2025
After generating a tsunami of hate towards Israel with that terrifying picture, the NYT now quietly admits that the boy has preexisting conditions.
NYT, you knew that Hamas uses babies with preexisting illnesses.
We’ve been saying this for months… https://t.co/SOwZ0LMtyS
A guerra em curso em Gaza foi desencadeada pelos ataques liderados pelo grupo extremista palestiniano Hamas em 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.
A retaliação de Israel, que também impôs um bloqueio à entrega de ajuda humanitária, já provocou mais de 59 mil mortos no enclave, a destruição de quase todas as infraestruturas de Gaza e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.
Leia Também: Conduta de água dos Emirados vai servir Gaza a partir do Egito