Tarifas: Suíça assume fracasso de negociações comerciais com EUA

A presidente suíça anunciou hoje que teve uma conversa final com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, a poucas horas do fim da "trégua" tarifária de 90 dias, sem alcançar um acordo para reduzir ou eliminar tarifas.  

Karin Keller Sutter

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Lusa
31/07/2025 23:55 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Tarifas

"Para ele, o défice comercial continua a ser uma questão fundamental. Nenhum acordo pôde ser alcançado com base na declaração de intenções assinada (anteriormente) entre a Suíça e os EUA", afirmou Karin Keller Sutter, Presidente e ministra das Finanças, na sua conta oficial no X.

 

Está ainda por determinar se este fracasso nas negociações, que começaram em maio em Genebra, significará a manutenção da atual tarifa de 10% aplicada às exportações durante a "trégua" ou o seu aumento para os 31% anunciados por Trump quando apresentou uma lista de tarifas para a maioria dos parceiros comerciais norte-americanos.

O Presidente norte-americano definiu o dia 01 de agosto como a data efetiva para as tarifas mencionadas e enviou cartas a vários países a notificá-los, depois de prorrogar a trégua que ele próprio tinha estabelecido em abril em relação às "tarifas recíprocas".

Segundo a Casa Branca, as novas tarifas serão aplicadas às importações de dezenas países sexta-feira a partir das 00h01 ET (5h01 de Portugal Continental).

Os países e blocos comerciais com os quais foram anunciados acordos comerciais nos últimos dias, como União Europeia e Coreia do Sul, estarão excluídos da aplicação de tarifas.

O mesmo deverá aplicar-se aos países com os quais foi acordada uma extensão da 'trégua' para negociações, caso da China e México.

Leia Também: Pensionistas na Suíça e Luxemburgo têm de fazer prova de vida já este ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas