O enviado norte-americano para a Síria pediu hoje o regresso ao diálogo para um cessar-fogo na região, depois de confrontos que envolveram a comunidade drusa no sul e ataques israelitas em Damasco.
"Condenamos inequivocamente a violência contra civis em Sweida. Todas as partes devem reverter a situação e iniciar um diálogo construtivo que leve a um cessar-fogo duradouro", escreveu Tom Barrack, na rede social X.
A declaração foi feita depois de Israel ter alertado as autoridades sírias sobre as consequências a qualquer ataque contra os drusos.
A comunidade drusa é uma minoria originária do Islão, também estabelecida em Israel.
Na terça-feira, Barrack classificou a violência na região de maioria drusa de Sweida. no sul do país, como preocupante e disse estar a trabalhar "com todas as partes" para restaurar a calma.
"Os recentes conflitos em Sweida são preocupantes (...) e estamos a tentar alcançar um resultado pacífico e inclusivo para os drusos, as tribos beduínas, o governo sírio e as forças israelitas", disse o enviado norte-americano, enumerando todas as partes envolvidas nesta onda de violência.
Leia Também: Turquia acusa Israel de sabotar esforços do regime sírio para a "paz"