Comissão permite que Estados-membros aumentem pagamentos a agricultores

A Comissão Europeia vai permitir que os Estados-membros da União Europeia (UE) aumentem o valor dos adiantamentos dos fundos da Política Agrícola Comum (PAC) aos agricultores, ajudando assim a resolver problemas de liquidez que muitos enfrentam.

Comissão Europeia, Bruxelas,

© Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

Lusa
30/07/2025 12:33 ‧ ontem por Lusa

Economia

Comissão Europeia

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo executivo comunitário, caso os Estados-membros recorram a esta autorização, os agricultores poderão receber até 70% dos pagamentos diretos por antecipação a partir de 16 de outubro, em comparação com os 50% atualmente permitidos.

 

Do mesmo modo, os pagamentos adiantados para intervenções baseadas em área ou em animais no âmbito do desenvolvimento rural poderão ser aumentados até 85%, em vez dos habituais 75%.

O executivo comunitário reconhece que os agricultores da UE continuam a enfrentar problemas de liquidez, resultantes de uma combinação excecional de acontecimentos adversos --- nomeadamente fenómenos meteorológicos extremos que afetaram os rendimentos nos últimos anos, bem como a incerteza causada por tensões comerciais.

Para dar resposta a estes desafios, e em linha com um dos objetivos fundamentais da PAC --- o de garantir uma rede de segurança económica para os agricultores da UE ---, o comunicado avança que uma larga maioria dos Estados-membros pediu esta autorização.

Leia Também: Como perceber se uma melancia está madura, de acordo com agricultores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas