Banco do Japão melhora previsão de crescimento para 2025

O Banco do Japão melhorou hoje as previsões económicas para o ano fiscal de 2025, estimando um crescimento de 0,6%, mais uma décima face à projeção anterior, e manteve a taxa de juro de referência em 0,5%.

Bank of Japan keeps policy rate at 0.5 percent

© Lusa

Lusa
31/07/2025 06:31 ‧ ontem por Lusa

Economia

Banco do Japão

O Banco do Japão (BoJ) antecipa uma desaceleração da economia enquanto se assimila o impacto real da guerra comercial lançada pelos Estados Unidos, mas prevê que o PIB retome uma trajetória de crescimento moderado à medida que a situação estabiliza.

 

O banco central japonês reviu também em alta, em cinco décimas, para 2,7%, a previsão de subida dos preços no ano fiscal de 2025, que termina em março de 2026, em linha com o encarecimento registado nos últimos meses, sobretudo dos alimentos, com o arroz como principal exemplo.

A instituição salientou ter tido em conta riscos ainda presentes ao rever as projeções incluídas no relatório trimestral de previsões económicas, divulgado no final da reunião de dois dias sobre política monetária.

"Continua a ser muito incerto como evoluirão o comércio e outras políticas em cada jurisdição e como reagirão a atividade económica e os preços", referiu o BoJ, que considera necessário acompanhar o impacto destes fatores nos mercados financeiros e cambiais.

Neste cenário, o banco central manteve inalterada a previsão de crescimento do PIB para 2026 e 2027, em 0,7% e 1%, respetivamente, mas reviu em alta, em uma décima, a estimativa de inflação para esses anos, para 1,8% e 2%.

O BoJ acompanha de perto a evolução dos preços, que subiram 3,7% em maio, o sétimo mês consecutivo acima dos 3%, e vê como positiva a tendência generalizada das empresas para aumentar salários, embora estes ainda não acompanhem o ritmo da inflação.

A instituição teme, contudo, que estes esforços sejam comprometidos pela incerteza tarifária e pela possibilidade de o setor empresarial optar por reduzir despesas, numa referência indireta a políticas protecionistas como as adotadas pelos Estados Unidos.

Está prevista para as próximas horas uma conferência de imprensa do governador do BoJ, Kazuo Ueda, para apresentar em detalhe o relatório e responder às perguntas dos jornalistas.

Leia Também: Banco central do Japão mantém taxa de juro de referência inalterada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas