O Banco Central Europeu (BCE) quer garantir que o euro digital responda às necessidades dos utilizadores finais e, para isso, 70 participantes no mercado realizaram testes técnicos de algumas das suas funcionalidades nos pagamentos.
O BCE publicou hoje o terceiro relatório intercalar sobre a fase de preparação do euro digital, uma fase que teve início em novembro de 2023 e que estabelece as bases para o seu possível lançamento.
O BCE está a fazer progressos na elaboração do projeto do livro de regras do euro digital para harmonizar os pagamentos em euros digitais na zona euro.
Para o efeito, o BCE beneficiou de um vasto 'feedback' de representantes do mercado europeu de pagamentos de retalho.
"É com grande satisfação que constatamos que os nossos esforços se mantêm no bom caminho, ao mesmo tempo que trabalhamos para satisfazer o pedido dos líderes da União Europeia no sentido de acelerar os progressos no domínio do euro digital", afirmou Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva do BCE.
"Tendo em conta os atuais desafios geopolíticos e económicos, acolhemos com agrado um ritmo ambicioso de trabalho legislativo", acrescentou Cipollone, que preside ao grupo de trabalho de alto nível sobre o euro digital.
"O BCE também intensificou a experimentação e a investigação junto dos utilizadores para garantir que o euro digital satisfaz as necessidades dos utilizadores finais", afirmou o banco em comunicado.
Numa plataforma de inovação do BCE, cerca de 70 participantes no mercado realizaram testes técnicos de funcionalidades como os pagamentos condicionais e exploraram ideias conceptuais e casos de utilização para a integração do euro digital no ecossistema financeiro.
Paralelamente, o BCE procura compreender as necessidades, preferências e desafios dos diferentes grupos de utilizadores, para assegurar que a conceção do euro digital seja tão inclusiva e acessível quanto possível.
Por conseguinte, o BCE está em contacto direto com pequenas empresas, consumidores vulneráveis e grupos sub-representados, realizando entrevistas ou colaborando com associações de consumidores.
O BCE, que também fornece conhecimentos técnicos especializados às instituições europeias e atualiza os ministros das Finanças através do Eurogrupo e do Parlamento Europeu, publicará os resultados no terceiro trimestre de 2025.
Leia Também: João Almeida vai renovar com a UAE Emirates até 2028