O Benfica continua no mercado em busca de soluções para fortalecer o plantel às ordens de Bruno Lage e terá demonstrado interesse na contratação de Georgiy Sudakov, médio ofensivo do Shakhtar Donetsk, segundo revela, esta terça-feira, o jornalista Nicolò Schira.
Com mais três anos de contrato a cumprir ao serviço do emblema ucraniano, Sudakov tem-se revelado peça fundamental na equipa na qual se formou e chegou à equipa principal em 2020/21.
Aos 22 anos, e já com quase 30 internacionalizações ao serviço da principal seleção da Ucrânia, Georgiy Sudakov ocupa a zona mais adiantada do setor intermédio do Shakhtar Donetsk e tem sido garantia de golos e assistências nos últimos anos.
Nesta nova temporada soma já um passe para golo em sete jogos disputados, mas na época transata chegou mesmo aos 15 remates certeiros, para lá das sete assistências, num total de 37 jogos realizados.
Em 2022/23 o registo do médio também foi assinalável, com 10 golos e três assistências, ao passo que em 2021/22 conseguiu marcar quatro golos e assistir para outro em apenas 14 ocasiões a que foi a jogo.
#Benfica have shown interest in #Shakhtar’s midfielder Georgiy #Sudakov. #transfers
— Nicolò Schira (@NicoSchira) August 13, 2025
Também pode jogar na esquerda
Apesar de ser um médio ofensivo, Georgiy Sudakov também pode jogar como médio esquerdo, posição que já ocupou por algumas vezes, bem como na posição de número 8.
Segundo o Transfermarkt este internacional ucraniano tem um valor de mercado de 32 milhões de euros, sendo mesmo o jogador mais valioso do Shakhtar Donetsk com o dobro do valor de Mykola Matvienko, o segundo classificado neste âmbito.
Lage 'fintou' questão do criativo
Recentemente, e ainda antes do primeiro jogo com o Nice, Bruno Lage foi confrontado com a possibilidade de o Benfica precisar de um "criativo" no plantel, alguém capaz de estabelecer uma melhor ligação entre o meio-campo e o ataque. O treinador das águias recusou, porém, confirmar essa lacuna no plantel e garantiu que os jogadores do atual plantel têm essa criatividade.
"Tenho dificuldade em entender essa parte do criativo, vou ser honesto. O que é um criativo? Um jogador de último passe, que finte jogadores? Temos jogadores assim na nossa equipa. Temos é de continuar a trabalhar para construir o melhor plantel até fecho do mercado. (..) O que temos de fazer é construir a nossa criatividade coletiva. Ser equipa. E isso já demonstrámos. Não gosto de falar do perfil dos jogadores, mas o perfil dos jogadores que contratámos foi com isso em conta. Esse é o caminho que temos de fazer na construção do plantel", explicou Bruno Lage no passado dia 5 de agosto.
Impacto da guerra
O conflito armado na Ucrânia teve impacto direto na vida de Georgiy Sudakov. Em entrevista ao The Guardian, em agosto de 2024, e depois da participação no Campeonato da Europa, o criativo ucraniano abriu o livro sobre aquilo que viveu nos últimos anos e o impacto real na sua vida.
"Tenho conhecidos e amigos que estão a lutar. É difícil focar-me no futebol, mas entendo que é a única oportunidade de honrar o nosso país à escala europeia. Conquistas desportivas, cada jogo pela seleção ou na Liga dos Campeões, são chances incríveis para mostrar ao mundo inteiro do que o nosso país é capaz e quão corajoso e independente é. E de lembrar, a cada momento, que a invasão da Rússia está a causar muito medo e sofrimento ao nosso povo e precisa parar", admitiu Sudakov que chegou a ter de se abrigar num bunker, com a sua família, em Kiev, por conta dos ataques russos.
Leia Também: "Quantia incrível". Mourinho 'pica' Benfica, mas o que mostra o passado?