O GP da Áustria marca o regresso da pausa de verão do Campeonato de MotoGP, cerca de um mês depois. Miguel Oliveira e os seus adversários enfrentam o Red Bull Ring, em Spielberg.
O português tem tido um ano azarado na Pramac Yamaha. Depois da lesão sofrida no GP da Argentina, esteve ausente em três etapas. Desde que voltou, só conseguiu pontuar por duas vezes e contabilizou três abandonos em sete corridas principais.
Um registo que Miguel Oliveira terá de melhorar de agora neste regresso do interregno, uma vez que ainda luta pelo seu lugar no MotoGP em 2026 - o contrato válido com a Pramac e a Yamaha não o protege completamente de ser dispensado, considerando os resultados que tem tido.
Marc Márquez destacado no topo
Na primeira parte da época, Marc Márquez revelou um ímpeto muito difícil de travar. O espanhol da Ducati tem já oito vitórias e está numa sequência de cinco seguidas que tentará manter.
Lidera o campeonato confortavelmente, com mais 120 pontos do que o irmão Álex Márquez, da Gresini. Um dos principais aspirantes ao título no início do ano, Francesco Bagnaia (Ducati), está em terceiro já a 181 pontos, parecendo ter de se resignar com a luta pelo segundo posto contra Álex Márquez.
Relativamente discreto, Marco Bezzecchi continua a ganhar terreno. Tem dois pódios nas últimas três rondas e já é quarto classificado do campeonato. É um dos dois pilotos não Ducati a ter vencido este ano - o outro é Johann Zarco (Honda LCR), que segue em oitavo.
Os desempenhos do italiano causam expectativa sobre o que poderá fazer o seu colega de equipa - o campeão de 2024, Jorge Martín, que foi sétimo no regresso à ação após grave lesão no mês passado.
Estando na sua ronda caseira, a KTM vai tentar ser o quarto fabricante diferente a vencer em 2025, tendo Pedro Acosta como 'ponta de lança' no campeonato: é sétimo e, antes da pausa de verão, alcançou o seu primeiro pódio do ano ao ser terceiro na Chéquia.
O GP da Áustria desenrola-se entre sexta-feira e domingo no formato habitual, culminando com a corrida principal no domingo, 17 de agosto. Veja aqui os horários (pela hora de Portugal Continental, menos uma hora nos Açores).
- Sexta-feira, 15 de agosto
- 09h45-10h30: Treino livre 1
- 14h00-15h00: Treino
- Sábado, 16 de agosto
- 09h10-09h40: Treino livre 2
- 09h50-10h05: Qualificação Q1
- 10h15-10h30: Qualificação Q2
- 14h00: Corrida Sprint (14 voltas)
- Domingo, 17 de agosto
- 08h40-08h50: Warm-up
- 13h00: Corrida principal (28 voltas)
Leia Também: MotoGP já tem calendário para 2026 e Portugal está lá. Saiba as datas