"Quantia incrível". Mourinho 'pica' Benfica, mas o que mostra o passado?

Fenerbahçe, equipa orientada pelo treinador português, é o derradeiro obstáculo para que as águias consigam marcar presença na fase regular da Liga dos Campeões desta nova temporada. Saldo de Mourinho contra o Benfica deixa turcos otimistas.

ISTANBUL, TURKIYE - AUGUST 12: Head coach Jose Mourinho of Fenerbahce during the UEFA Champions League third qualifying round second-leg football match between Fenerbahce and Feyenoord at Chobani Stadium in Istanbul, Turkiye on August 12, 2025. (Photo by

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
13/08/2025 10:45 ‧ há 10 horas por Francisco Amaral Santos

Desporto

Playoff Liga dos Campeões

O Benfica eliminou o Nice na 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões e agora terá de medir forças com o Fenerbahçe no playoff, o último passo para chegar à desejada fase regular da maior prova de clubes. Do lado adversário estará, assim, José Mourinho, que já deixou uma primeira antevisão à partida, com um recado à mistura, e cujo saldo frente as águias será razão de otimismo para os turcos. 

 

Depois de golear, em casa, os neerlandeses do Feyenoord (5-2), depois de ter perdido (1-2), nos Países Baixos, o treinador luso foi questionado sobre o próximo adversário do Fenerbahçe, numa altura em que o Benfica ainda estava dentro de campo, no segundo duelo com o Nice. 

Mourinho, bem ao seu estilo, aproveitou a oportunidade, para falar do investimento feito pelo Benfica nesta temporada, sacudindo a pressão de estar na Liga dos Campeões. 

"Acho que vocês têm de aprender a interpretar as minhas palavras. Eu não disse que não somos uma equipa de Liga dos Campeões e não disse que não podemos jogar na Liga dos Campeões. Disse, sim, que não podemos ganhar a Liga dos Campeões. Ninguém pode me culpar se eu disser que é uma missão impossível ganhar a Liga dos Campeões com o Fenerbahçe. Se o Fenerbahçe for para a Liga Europa é possível ganhar. Na época passada fomos eliminados nos penáltis", começou por dizer José Mourinho, em conferência de imprensa, prosseguindo. 

"O adversário seguinte [Benfica] é um clube gigante com a segunda mão a ser disputada em Lisboa. Um clube que gastou uma quantia incrível de dinheiro para tornar a equipa mais forte. Vai ser, claro, uma missão gigante, mas vamos desfrutar do primeiro jogo em casa e ver aquilo que podemos fazer", explicou o treinador luso, numa clara alusão aos reforços milionários que o Benfica contratou nesta janela de transferências, tais como Richard Ríos ou Franjo Ivanovic. 

O que mostra o passado? 

Esta será a décima vez que Mourinho vai defrontar o Benfica em jogos oficiais, mas apenas a terceira em jogos da UEFA. Em 2017, aquando a passagem pelo Manchester United, mediu forças com o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões e sorriu em ambos os jogos. 

A 18 de outubro desse ano venceu (1-0) na visita ao Estádio da Luz, graças a um golo solitário de Marcus Rashford, com 'ajuda' de Mile Svilar, que foi mal batido. No dia 31 do mesmo mês voltou a triunfar (2-0), em Old Trafford, com autogolo do guardião belga - que anos depois viria a ser seu jogador na AS Roma - e de Daley Blind, através de uma grande penalidade. 

Antes disso, houve lugar a outros sete duelos, seis deles ao serviço do FC Porto, tendo vencido cinco. Empatou outro e perdeu, pela única vez frente às águias, na final da Taça de Portugal, em 2004, com um golo de Fyssas, já no prolongamento. 

Ainda antes de chegar ao Dragão, e já depois de uma experiência fugaz nos encarnados, Mourinho também arrecadou um empate como treinador da União de Leiria. 

Feitas as contas, Mourinho soma um saldo quase irrepreensível frente ao Benfica em jogos oficiais: seis vitórias, dois empates e uma derrota.

Este será, assim, um bom presságio para os turcos do Fenerbahçe, mas vale recordar que esta será o primeiro jogo a eliminar na UEFA em que Mourinho vai defrontar o Benfica. 

Muito recentemente, em mais uma edição da Eusébio Cup, torneio de pré-época que serve de homenagem à lenda dos encarnados, Mourinho viu o seu Fenerbahçe ser derrotado (3-2) em pleno Estádio da Luz. 

O primeiro de dois duelos entre Fenerbahçe e Benfica - estes a doer - acontece já na próxima quarta-feira, 20 de agosto, em Istambul, sendo que a 2.ª mão, em Lisboa, acontece precisamente uma semana depois, a 27, no Estádio da Luz. 

Leia Também: José Mourinho lança possível jogo com o Benfica: "Não está feliz..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Football Manager' vai regressar e produtora desvenda primeiro vislumbre

Futebol

'Football Manager' vai regressar e produtora desvenda primeiro vislumbre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas