Paul Scholes, histórico capitão do Manchester United, levantou, esta quarta-feira, dúvidas quanto à possibilidade de Viktor Gyokeres vir a ter, no Arsenal, o mesmo impacto que teve no Sporting, clube pelo qual somou um total de 97 golos e 27 assistências ao cabo de 102 jogos, durante as duas últimas temporadas.
"Questiono-me, simplesmente, se escolheram o jogador certo, porque houve muito vai-não-vai em torno daquilo e demoraram um pouco tempo. Questionava-me 'Será que Arteta o quer mesmo? Será ele o jogador que mais quer?'. Eu não tinha a certeza", começou por afirmar o agora comentador desportivo, de 50 anos de idade, no podcast 'The Overlap'.
"Ouçam, ele conseguiu contratá-lo, e tem tido um percurso de carreira verdadeiramente estranho. Honestamente, é estranho. Brighton, Coventry City e, depois, foi para o Sporting, onde o registo de golos foi absolutamente brilhante. Não podemos tirar-lhe isso", prosseguiu.
"Seria de pensar que, se houvesse qualquer equipa para onde ele pudesse ir que criasse tantas oportunidades, seria o Arsenal, e seria um emparelhamento muito bom, mas, simplesmente, não sabemos aquilo que irá acontecer até que aconteça", completou.
"No Sporting, provavelmente, jogava muito em contra-ataque"
No entanto, a 'desconfiança' de Paul Scholes para com Viktor Gyokeres não se ficou por aqui. De seguida, o antigo internacional inglês comparou-o... ao compatriota Alexander Isak, que, ao que tudo indica, pode estar a um curto passo de trocar o Newcastle pelo Liverpool, por mais de 100 milhões de euros.
"A única coisa que eu diria contra Gyokeres, na verdade, é que, no Sporting, ele, provavelmente, jogava muito em contra-ataque, especialmente, na Europa. Se pensares no Arsenal, eles têm muito a bola. Agora, será que ele vai ser inteligente o suficiente para fazer aquelas corridas nas costas dos defesas?", referiu.
"Muito daquilo que se vê é ele a correr quase a partir da linha de meio-campo. Não conseguem acompanhá-lo e destrói os adversários, é rápido e coloca a bola na baliza. Será que ele vai ser aquele avançado inteligente? Sabemos que Isak consegue sê-lo, não sabemos? Será que Gyokeres conseguirá sê-lo?", rematou.
Andrea Berta foi fundamental
Jamie Carragher, antigo capitão do Liverpool e companheiro de painel de Paul Scholes, por seu lado, apontou o novo diretor desportivo do conjunto londrino, o italiano Andrea Berta, como a principal 'força motriz' por trás da aquisição do internacional sueco ao Sporting, na sequência de uma 'novela' que terminou com uma operação na ordem dos 65 milhões de euros, que pode superar os 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos de natureza coletiva e individual.
"Aquilo que eu achei bastante interessante foi o facto de o James McNicholas, do 'The Athletic', ter escrito um artigo, quando o negócio ficou concluído, no qual insinuou que ele era mais um reforço do diretor desportivo", começou por apontar.
"O clube estava empenhado na contratação de [Benjamin] Sesko durante, provavelmente, seis meses, e o novo diretor desportivo alterou a direção. Eu achei que foi um artigo interessante, assim como pensar em como é que isso irá afetar Arteta, daqui em diante", concluiu.
Leia Também: Rio Ferdinand 'suspeita' de Gyokeres: "O que pode ele oferecer?"