O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta quarta-feira, que Gustavo Correia é o homem eleito para apitar o Casa Pia-Sporting.
O juiz da Associação de Futebol do Porto terá como assistentes André Dias e Fábio Silva, e como quarto árbitro Diogo Araújo, no encontro de abertura da temporada 2025/26 da I Liga, que tem apito inicial agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Em simultâneo, na Cidade do Futebol, em Oeiras, Luís Ferreira, da Associação de Futebol de Braga, estará ao leme das operações da VAR, tendo como assistente Francisco Pereira, completa a nota oficial do organismo liderado por Pedro Proença.
O currículo de Gustavo Correia
Na passada temporada, Gustavo Correia ajuizou apenas uma partida do Sporting. Foi a 29 de março, quando a equipa já orientada por Rui Borges levou de vencida o Estrela da Amadora, no Estádio José Gomes, por categóricos 0-3, à 'boleia' de um 'show' de Viktor Gyokeres, que marcou dois golos e deu outro a marcar, a Geovany Quenda.
Quanto ao único encontro que apitou do Casa Pia, terminou num empate a uma bola com o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos. Os homens de João Pereira até começaram a perder, fruto de um remate certeiro de Kanya Fujimoto, que mereceu 'resposta' de Cassiano, já na reta final, na conversão de uma grande penalidade.
No final da campanha, a formação verde e branca acabaria por sagrar-se bicampeã nacional, com 82 pontos conquistados ao cabo de 34 jornadas. Quanto ao 'vizinho' lisboeta, alcançou 45 pontos, o que o deixou na nona posição da tabela.
E o resto da jornada?
Ao contrário do que vinha a ser habitual, nas últimas temporadas, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol optou por desvendar, para já, apenas o árbitro nomeado para um jogo, ao invés de para o quadro total da primeira jornada da I Liga.
No sábado, haverá um Nacional-Gil Vicente, às 15h30, e um Arouca-AVS, às 20h30. Já no domingo, jogar-se-ão um Famalicão-Santa Clara, às 17h00, e um Moreirense-Alverca e um Sporting de Braga-Tondela, em simultâneo, às 20h30.
Para segunda-feira, está agendado o Estoril-Estrela da Amadora, às 18h45, e o FC Porto-Vitória SC, às 20h45. Este último, recorde-se, estava originalmente marcado para sábado, mas acabou por ser adiado, por força da morte do diretor de futebol dos dragões, Jorge Costa.
A ronda inaugural do campeonato nacional só terminará a... 23 de setembro. Aí, será jogado o Benfica-Rio Ave, na sequência de um pedido expresso da parte dos encarnados, que se encontram a meio da disputa pelo acesso à Liga dos Campeões.
O primeiro embate da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, entre o conjunto comandado por Bruno Lage e o Nice, realiza-se já esta quarta-feira, pelas 20h00, no Allianz Riviera, e o segundo à mesma hora de terça-feira, pela mesma hora, no Estádio da Luz.
Leia Também: À conquista no Sporting. 'Novo Pote' coloca em marcha a Operação Mundial