É um alerta válido para todos os dias do ano mas, em dias de férias - e especialmente de maior calor - ganha uma nova importância. A Polícia de Segurança Pública (PSP) renovou, nas redes sociais, esta quarta-feira, a recomendação: "Não deixe o seu animal dentro do carro!"
A força de segurança destaca que "cinco minutos no carro pode custar-lhes a vida", vincando que um veículo "fechado ao sol pode tornar-se uma armadilha mortal".
Neste âmbito, a PSP recorda que, "mesmo com o vidro entreaberto, a temperatura sobe rapidamente", pelo que este ato não é suficiente para a segurança do seu animal.
Se tem um animal de estimação, retenha que, dentro de um veículo fechado ao sol, "cinco minutos podem ser suficientes para causar sofrimento extremo ou a morte". Eles "confiam em si para os proteger – não os traia", pede a Polícia de Segurança Pública.
Dentro do carro, NÃO!
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) August 6, 2025
Um carro fechado ao sol pode tornar-se uma armadilha mortal em minutos.
Mesmo com o vidro entreaberto, a temperatura sobe rapidamente.
Cinco minutos podem ser suficientes para causar sofrimento extremo ou a morte.#policiasegurancapublica pic.twitter.com/ZFBUZ0N9d9
De recordar que os distritos de Bragança e Vila Real vão estar no sábado sob aviso vermelho, o máximo, devido à persistência de valores extremamente elevadas da temperatura máxima, anunciou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal Continental está desde domingo e até hoje em situação de alerta, devido ao elevado risco de incêndio.
O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro, e uma pequena subida no Algarve. A temperatura mínima também deverá descer.
Leia Também: Poeiras "atravessam" país esta 5.ª-feira: Os cuidados (e qualidade do ar)