Um homem de 23 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na terça-feira, 5 de agosto, pelas 10h45, em Aveiro, por ser suspeito da prática do crime de roubo - pelo método de esticão. A vítima é uma idosa, de 83 anos.
Tudo aconteceu, conta o Comando Distrital de Polícia de Aveiro em comunicado hoje enviado às redações, quando o indivíduo, "após ter visto a vítima a levantar dinheiro de uma caixa ATM, situada numa rua da cidade, seguiu-a".
"Quando a vítima se sentou num banco de jardim, aproximou-se dela por trás e, com um gesto brusco, roubou-lhe a carteira e pôs-se em fuga", é detalhado.
"Alertados pela idosa", os polícias da Esquadra Policial de Aveiro, levaram a cabo diligências no sentido de identificar o autor do crime, "tendo-o vindo a intercetar numa rua a escassos metros do local do roubo".
A carteira que havia sido roubada - "contendo a quantia monetária levantada e um cartão multibanco" -, foi recuperada.
Presente a primeiro interrogatório judicial, no dia seguinte aos factos terem ocorrido, o homem ficou sujeito à medida de coação de apresentações semanais, no posto/esquadra da sua área de residência.
Que medidas de segurança adotar? As recomendações da PSP
Na mesma nota, a PSP "tendo em vista a prevenção deste tipo de crime", deixou algumas medidas de segurança que devem ser adotadas:
- "Dirija-se a caixas MB/ATM localizadas no interior de agências bancárias ou em zonas movimentadas e bem iluminadas;
- Observe o ambiente e a proximidade de pessoas à sua volta; se não se sentir confiante, dirija-se a outra caixa;
- Observe a máquina: não a utilize se verificar algo de estranho na ranhura do leitor de cartões, no teclado ou no dispensador de notas;
- Ao digitar o seu código pessoal, cubra o teclado com a outra mão;
- Se tiver dificuldades na operação da máquina, dirija-se ao seu banco; não aceite ajuda de estranhos;
- Assim que a operação pretendida estiver concluída, guarde o dinheiro, o cartão e o talão comprovativo, de forma segura, antes de se afastar da caixa;
- Não deite o talão fora; os talões contêm informações sobre o levantamento efetuado; destrua-os em casa;
- Quando se afastar da caixa, observe novamente o ambiente à sua volta;
- Em caso de necessidade, ligue para a Polícia, através do 112".
Leia Também: Idosa alvo de roubo por esticão à porta de casa em Guimarães