O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, atribuiu, esta terça-feira, a Medalha de Honra da Cidade à antiga primeira-dama Manuela Eanes.
"Lisboa atribuiu hoje a Medalha de Honra da Cidade à Dra. Manuela Eanes. Reconhecemos uma vida dedicada aos outros, à causa das crianças e à dignidade dos mais vulneráveis", escreveu Carlos Moedas na rede social X (antigo Twitter).
O autarca lisboeta referiu ainda que Manuela Eanes é "um exemplo de coragem, generosidade e simplicidade".
Já numa nota publicada no site da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas destacou "a mudança na forma de ver a figura da primeira-dama para Portugal, que fez da figura primeira-dama algo novo e inédito, que defendia causas, que ouvia as pessoas".
Lisboa atribuiu hoje a Medalha de Honra da Cidade à Dra. Manuela Eanes.
— Carlos Moedas (@Moedas) July 15, 2025
Reconhecemos uma vida dedicada aos outros, à causa das crianças e à dignidade dos mais vulneráveis.
Um exemplo de coragem, generosidade e simplicidade. Obrigado por tudo. pic.twitter.com/QpzRMO6Xaz
Salientou também "o trabalho pioneiro na defesa da criança e em especial das crianças que viviam na rua" e que, por esse motivo, decidiram "dar o nome à nova creche do Bairro de Madre Deus. O seu bairro".
Veja a galeria acima.
Quem é Manuela Eanes?
Nascida em Almada, em dezembro de 1938, Manuela Eanes licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, "momento em que despontou e se tornou visível a sua vocação para as causas sociais, tendo sido presidente da Juventude Universitária Católica".
Nas décadas de 60 e 70 do século XX esteve ligada ao Ministério da Saúde e Assistência, nomeadamente ao Instituto das Obras Sociais -- do qual foi subdiretora, tendo trabalhado em projetos sociais para crianças e idosos, promovendo a assistência à população mais vulnerável, inclusive a implementação de cantinas escolares, infantários/creches e subsídios de velhice e invalidez para antigos regentes escolares.
Em 1970, Manuela Eanes casou com António Ramalho Eanes, que viria a ser eleito como o 16.º Presidente da República Portuguesa e o primeiro democraticamente eleito após a Revolução de 25 de Abril de 1974, exercendo o cargo entre 1976 e 1986.
Enquanto primeira-dama fundou, em 1983, o Instituto de Apoio à Criança (IAC), que se dedica à promoção e defesa dos direitos da criança, tendo sido presidente do IAC até 2013, quando se tornou presidente honorária.
Na proposta de atribuição da Medalha de Honra da Cidade, o presidente da CML referiu ainda que Manuela Eanes, de 86 anos, é uma "figura indelével da sociedade", com impacto no país e na cidade de Lisboa.
Leia Também: Divulgar nomes de crianças imigrantes na AR? "Ilegal e inconstitucional"