Os irmãos britânicos que morreram na noite de terça-feira na Playa Llarga de Salou, na província catalã de Tarragona, em Espanha, foram identificados como Ameiya, de 13 anos, e Ricardo Junior, de 11.
Segundo a imprensa local, os irmãos, naturais de Birmingham, na Inglaterra, morreram após serem arrastados por fortes correntes durante as férias em família. O pai tentou salvá-los, mas acabou por ser resgatado pelos serviços de emergência.
"Foram nadar com o pai. Eles adoravam a praia", contou Kayla Jasvinder Del-Brocco, tia das crianças, ao BirminghamLive, acrescentando que foi a mãe que deu o alerta.
"A mãe disse-lhes 'não demorem muito' e levou o filho mais novo à casa de banho. Quando voltou, não viu ninguém. Foi aí que o pesadelo começou", disse.
Ameya, de 13 anos, foi descrita pela tia como "atlética, motivada, maternal com os irmãos, sarcástica e única". Já "Ricardo Junior era gentil, amoroso e prestativo".
A família criou uma campanha de angariação de fundos no GoFundMe para ajudar os pais a levar os corpos para Inglaterra e dar às crianças "a despedida digna que merecem".
"Durante o que deveriam ser umas férias familiares felizes em Salou, Espanha, Ameiya e Ricardo Júnior, carinhosamente conhecidos pela família e amigos como Maya e Jubs, perderam a vida de forma trágica num incidente no mar", indicou Holly Marquis-Johnson, prima dos menores, explicando que a campanha foi "criada para ajudar a aliviar parte do fardo financeiro que a família agora enfrenta"
"Sabemos que nenhuma quantia de dinheiro pode reparar isto. Mas juntos, podemos ajudar a carregar parte do peso", acrescentou.
Segundo revelou, na quarta-feira, o jornal espanhol El Mundo, o acidente ocorreu pelas 20h47 locais (19h47 em Lisboa) de terça-feira, quando os menores estavam no mar com o pai.
Um dos agentes que tentou salvar a família contou ao jornal local DiariTots21 que a corrente marítima era tão forte que os irmãos foram arrastados para 100 metros de distância um do outro.
"Um funcionário do hotel estava a tentar tirar um dos três do mar quando chegámos", contou. "Quando ajudámos a resgatar essa pessoa, fomos informados de que havia mais duas pessoas no mar que poderiam ser menores de idade".
"Tentámos localizá-las, vimos pedaços de roupa e, segundos depois, conseguimos localizar e resgatar uma menina da água e começámos a reanimação, enquanto outra força policial foi responsável por resgatar a outra criança do mar", acrescentou.
A morte dos irmãos ocorreu no mesmo dia em que um homem alemão, de 54 anos, morreu afogado em Cambrils, também na província de Tarragona.
O alerta foi dado pelas 18h30 locais (17h30 em Lisboa) para a praia de Cap de Sant Pere. Na altura, a praia estava sob vigilância e com bandeira amarela.
Segundo o El Mundo, já foram registadas 16 vítimas mortais em praias da Catalunha desde o início da época balnear, em 15 de junho. Durante o mesmo período do ano passado, ocorreram 11 mortes.
Leia Também: "Parou de se mexer". Agentes salvam vida de bebé em Espanha (e há vídeo)