Tida por muitos como uma das melhores escolas de futebol do mundo, La Masia, 'fábrica' do Barcelona de onde saíram 'lendas' como Lionel Messi, Xavi Hernández ou Andrés Iniesta, consegue ser, também, o palco de histórias, no mínimo... bizarras.
Prova disso foi uma entrevista concedida, recentemente, por Sergi Gómez ao canal de YouTube 'El After de Post United', onde desvendou um episódio que o apanhou totalmente de surpresa, e que teve como protagonista Mauro Icardi, jogador com o qual partilhava piso, nas instalações, juntamente com Marc Muniesa e Sergi Roberto.
"O Mauro chega a La Masia e somos companheiros durante três ou quatro temporadas. Numa delas, partilhámos piso. Um dia, ele diz-me 'Sergi, vem comigo ao parque aqui ao lado'. Ele trazia um pedaço de madeira em forma de 'Y', que tinha cortado no dia anterior, com uma borracha atada", começou por afirmar.
"Tinha fabricado uma fisga caseira. Fomos ao parque, ele aponta para um pinheiro altíssimo e diz-me 'Vês ali em cima?'. Eu só vejo as pinhas, mas ele insiste 'Não, mais acima'. E estava lá uma pomba que mal se via", prosseguiu, por entre risos.
"Ele agarrou numa pedra, esticou a borracha e... 'Zás'!. Derrubou a pomba de uma altura de 20 ou 30 metros. Regressámos a La Masia, ele tirou-lhe as penas, passou-lhe um arame por dentro, acendeu uma fogueira e comeu-a à minha frente", rematou.
Sergi Gómez assumiu, de resto, ter assistido a tudo isto em choque: Lembro-me de pensar 'É aquilo que me espera, se começamos assim...'. Mas tenho um grande apreço pelo Mauro. Vivemos muitas coisas juntos, e, se o vir, ele saberá que guardo isso no coração".
Caminhos radicalmente diferentes
Sergi Gómez e Mauro Icardi foram companheiros de piso, no Barcelona, mas a carreira de ambos seguiu caminhos radicalmente diferentes. O primeiro nunca saiu de Espanha, somando, daí em diante, passagens por Celta de Vigo, Sevilla e Espanyol, onde chegou, em 2021, e onde prossegue, até aos dias de hoje.
O segundo, por seu lado, deixou Camp Nou rumo à Sampdoria, em 2010, sem ter, sequer, chegado a estrear-se pela equipa principal dos catalães. De lá, 'saltou' para Internazionale e Paris Saint-Germain, clubes nos quais passou aquele que foi o melhor período da carreira. Por entre polémicas, partiu para a Turquia, em 2022, e, desde então, tem vindo a representar o Galatasaray.
'Desaguisado' com Mourinho
Na passada temporada chegou, inclusive, a protagonizar um 'bate boca' com... José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, depois de este ter acusado os árbitros de beneficiarem o eterno rival: "Se está satisfeito com a situação atual, eu estou a prejudicá-la. Se não está satisfeito com a situação atual, se não quer que os seus filhos cresçam a aprender sobre o assunto, pensa o contrário".
O avançado recorreu, então, às redes sociais, para apelidar o treinador português de "The Crying One" ('O chorão', em português). O próprio respondeu, de seguida, ao seu estilo, atirando: "Prefiro não comentar porque ele é um grande 'GOAT' [O Maior de Todos os Tempos], apenas fico quieto e aceito".
Leia Também: Bronca no Barcelona. Ter Stegen rejeita assinar papel e bloqueia mercado