Primeiro-ministro lamenta "partida inesperada e precoce do Jorge Costa"

O primeiro-ministro já lamentou a morte de Jorge Costa, esta terça-feira, aos 53 anos. Falou numa partida "inesperada e precoce" e apresentou condolências à família e amigos do atual diretor para o futebol profissional dos 'azuis e brancos'.

Luís Montenegro, velório Diogo Jota

© Reuters

Carmen Guilherme com Lusa
05/08/2025 15:28 ‧ há 2 horas por Carmen Guilherme com Lusa

Desporto

Jorge Costa

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já reagiu à morte de Jorge Costa, esta terça-feira, mostrando-se em "choque" com aquela que descreve como uma "partida inesperada e precoce". 

 

"Um choque esta partida inesperada e precoce do Jorge Costa, um atleta da minha geração e um exemplo de dedicação e entrega às equipas de que fez parte e à nossa seleção nacional", começou por escrever Montenegro numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Na mesma publicação, Montenegro apresentou "sentidas condolências à família e aos amigos, à seleção nacional e ao FC Porto". 

O antigo internacional do FC Porto e atual diretor para o futebol profissional dos 'azuis e brancos', Jorge Costa, morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do Hospital São João.

Tal como foi adiantado pelo Notícias ao Minuto, Jorge Costa sentiu-se mal quando se encontrava no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia, e foi hospitalizado. Antes de ser transportado para o hospital, ainda foi assistido no local, com recurso a um desfibrilhador. Segundo confirmou fonte do Hospital de São João, "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência e verificou-se o óbito".

É de realçar que, em maio de 2022, Jorge Costa já tinha sofrido um enfarte, pouco tempo depois de ter abandonado o comando técnico dos tunisinos do CS Sfaxien. Na altura, foi levado para o Hospital de Cascais e viria a ser internado, depois, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde foi submetido a um cateterismo. Quatro meses depois, viria a ser oficialmente apresentado como treinador do Académico de Viseu.

Jorge Costa, natural do Porto, deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do FC Foz, mas foi pelo FC Porto, clube ao qual chegou, em 1987, com apenas 15 anos de idade, que ganhou notoriedade. 

Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito vezes a I Liga, cinco a Taça de Portugal e cinco a Supertaça. Pela seleção portuguesa foi internacional AA 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial sub-20 de 1991.

Morreu Jorge Costa. Diretor de futebol do FC Porto tinha 53 anos

Morreu Jorge Costa. Diretor de futebol do FC Porto tinha 53 anos

Diretor de futebol dos dragões sofreu uma paragem cardiorrespiratória, no centro de treinos do clube, e foi transportado de emergência para o Hospital de São João, no Porto, onde acabou por falecer.

Carlos Pereira Fernandes | 14:44 - 05/08/2025

Leia Também: EM DIRETO: Morreu antigo jogador Jorge Costa. As primeiras reações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo lembra Jorge Costa após a morte: "Até sempre..."

Jorge Costa

Cristiano Ronaldo lembra Jorge Costa após a morte: "Até sempre..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Fórmula 1

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas