Jan Bednarek será reforço do FC Porto, anunciou, este domingo, Fabrizio Romano, que confirmou, por sua vez, a notícia avançada pelo jornal O JOGO.
De acordo com o jornalista italiano especialista em mercado de transferências, os dragões vão desembolsar 7,5 milhões de euros para a contratação do defesa-central polaco, de 29 anos, que representou o Southamphton na última temporada. Os saints, do luso Mateus Fernandes, ex-Sporting, acabaram por serem despromovidos ao segundo escalão do futebol inglês.
Jan Bednarek vai assinar um contrato por quatro temporadas com os azuis e brancos. Com quase 200 jogos na Premier League, este chega para ser o novo 'patrão' da linha defensiva da equipa de Francesco Farioli, que tinha identificado essa lacuna no plantel.
Kevin Lómonaco, internacional sub-21 argentino, que alinha no Independiente, foi um nome sondado, mas rapidamente descartado pelo técnico italiano, que preferiu alguém com experiência e provas dadas no futebol europeu.
Neste verão, ficaram confirmadas as saídas de Iván Marcano (que optou por colocar um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade) e Otávio Ataíde (que partiu para o Paris FC, num negócio que valeu um encaixe financeiro inicial de 17 milhões de euros).
Em sentido inverso, Dominik Prpic, de 21 anos de idade, foi adquirido ao Hajduk Split, a troco de 4,5 milhões de euros. O defesa-central croata tem formado dupla com Nehuén Pérez no eixo-defensivo, mas os sinais demonstrados frente ao Twente, no Estádio do Dragão, não deixaram ninguém descansado.
A oficialização do negócio deverá ser feita em breve, antes do jogo do FC Porto, novamente no Estádio do Dragão, ante o Atletico de Madrid, que servirá de apresentação aos adeptos e sócios do clube nortenho. A partida terá lugar no dia 3 de agosto, a partir das 19 horas (horário de Portugal Continental).
Importa referir que os dois conjuntos prestarão homenagem a Diogo Jota, que morreu, recentemente, vítima de um acidente de aviação, acompanhado pelo irmão André Silva. Diogo Jota foi contratado pelo Atletico de Madrid ao Paços de Ferreira, mas nunca chegou a envergar a camisola colchonera, tendo sido emprestado ao FC Porto em 2016/17, com nove golos apontados.
O avançado representou ainda o Wolverhampton, antes da chegada ao Liverpool. Em 2024/25, ajudou o clube a sagrar-se campeão inglês pela 20.ª vez na sua história. Diogo Jota usava o número 20...
Leia Também: Rui Barros e Paulo Assunção acreditam em FC Porto na luta por títulos
Leia Também: Farioli realça importância de Mora na nova época. William Gomes radiante